10 carros que precisam de uma nova geração urgente

O mercado automotivo brasileiro é bem variado e oferece ao seu consumidor vários modelos e de diferentes marcas e estilos. Entretanto, alguns desses carros já estão há muito tempo no mercado sem mudanças realmente impactantes, deixando escancarados alguns problemas em termos de tecnologia e segurança.

Com isso em mente, o Canaltech listou 10 de carros que precisam muito de uma nova geração. Confira!

10. Volkswagen Amarok

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A Volkswagen já confirmou que não vai trazer a nova geração da VW Amarok. Essa nova fase da caminhonete média foi lançada apenas na África do Sul, em uma parceria com a Ford, utilizando a mesma plataforma da Ford Ranger e algumas tecnologias. Nem mesmo a chegada da nova linha da picape norte-americana aqui no Brasil (produzida na Argentina) deve fazer os alemães — tampouco a Ford — mudarem de ideia em relação a essa união de forças.

A “Rainha das Estradas” deve receber uma atualização em breve, com retoques estéticos e inclusão de alguns equipamentos, mas nada estrutural ou mecânico.

9. Nissan Kicks

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O Nissan Kicks é outro exemplo de que o projeto está antigo, mas que é tão competente que esquecemos desse detalhe. Confortável, seguro e bem equipado, o SUV japonês precisa, sim, de uma nova geração, de modo a ficar mais competitivo para encarar seus rivais.

Versões híbridas ou turbo são esperadas para o Kicks, mas talvez apenas em 2024.

8. Fiat Argo

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O Fiat Argo é um projeto competente e que, quando lançado, era muito melhor do que a média dos seus concorrentes. Mas, claro, todos eles ganharam novas gerações e o hatch italiano ficou para trás, mesmo sendo recheado de méritos, como o conforto, confiabilidade e design.

A expectativa é de que uma nova geração do Argo apareça até 2025, talvez com a ressureição do nome Punto, um dos maiores sucessos da Fiat em todos os tempos.

7. Chevrolet S10

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Muito embora a Chevrolet S10 já tenha recebido inúmeras atualizações, facelifts e relançamentos, a caminhonete da GM só teve duas gerações no Brasil: a primeira, lançada em 1995; e a segunda, a atual, em 2012.

Nós já testamos duas versões da S10, a High Country, posicionada como topo de linha, e a Midnight, feita com base na variante LT e que traz uma aparência mais escurecida e urbana, visando atrair outro tipo de cliente. Mesmo com seus méritos inegáveis, como o acabamento, design, o bom motor e a conectividade, está bem claro que a picape da GM precisa passar por uma completa reformulação.

Isso fica ainda mais evidenciado depois do lançamento da nova Ford Ranger, que simplesmente colocou todo o mercado de caminhonetes médias em maus lençóis. A expectativa é de que a General Motors apresente a nova S10 somente em 2024.

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6. Jeep Renegade

O Jeep Renegade é um produto vencedor e isso é inegável. Lançado em 2015, o SUV compacto trouxe refinamento e mais segurança ao segmento, além de ser uma opção viável com tração 4×4, sendo um dos mais baratos do Brasil com essa tecnologia. Entretanto, nem tudo são flores.

O Renegade atual é, sim, um ótimo carro, mas a ótima plataforma Small Wide 4×4 torna o SUV um dos mais pesados de sua categoria, além de não ser uma base afável para a implementação de tecnologias de eletrificação. A próxima geração do crossover deve chegar em um ou dois anos, sobre a plataforma CMP, hoje da Stellantis, mas que era da extinta PSA (Peugeot/Citroën).

Com quase 10 anos de mercado, uma nova geração do Jeep Renegade é mais do que necessária.

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5. Citroën C4 Cactus

O Citroën C4 Cactus é um dos melhores SUVs do mercado quando pensamos em dirigibilidade e desempenho. Afinal, em sua versão topo de gama, é equipado com o premiado motor 1.6 turbo THP de 173cv e 24,5 kgf/m de torque, suficientes para fazer o carro, que pesa apenas 1.214 kgs, ir de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

Entretanto, ao observarmos seus recursos de tecnologia e segurança, nota-se que o C4 precisa passar por mais do que um banho de loja, e sim de uma reformulação completa para se tornar ainda mais competitivo, incorporando itens que vimos, por exemplo, na nova geração do Peugeot 2008, seu irmão de empresa e que já é feito na plataforma CMP.

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4. Peugeot 2008

Nós já temos a nova geração do Peugeot 2008 no Brasil. Ela chegou somente com a versão elétrica e já deu mostras de como será o SUV quando for lançado, de fato, nas variantes a combustão. A expectativa é de que o crossover siga sendo produzido na Argentina e receba o mesmo motor do Fiat Pulse, o 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m de torque.

Além disso, o veículo deve ficar mais tecnológico e conectado, bem longe do que temos atualmente na atual versão vendida no Brasil.

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3. Volkswagen Saveiro

A Volkswagen Saveiro tem um duelo particular com a Fiat Strada e vem perdendo feio desde a chegada da atual geração da picapinha italiana, em 2020. Já sabemos que a Volks prepara uma nova Saveiro para o final deste ano e isso precisa acontecer logo, já que há boa margem de crescimento nas vendas para essa caminhonete compacta.

É esperado, ao menos, a introdução de um motor turbo em uma das versões, além de melhorias estruturais e de design, aproximando a picape do VW Nivus (ao menos na aparência).

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2. Hyundai Tucson

A Hyundai já confirmou que a nova geração do Hyundai Tucson vai chegar ao Brasil, inclusive com motor híbrido. Desde quando era vendido com o nome de New Tucson, em sua terceira geração, o SUV não era mais um carro de volume da montadora sul-coreana e assim deve permanecer. Pelo menos teremos mais uma boa opção de crossover eletrificado.

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1. Fiat Mobi

O Fiat Mobi é um dos carros mais vendidos da Fiat e do Brasil, mas nem por isso podemos dizer que ele está totalmente alinhado com o que a indústria pede no momento em termos de segurança e tecnologia. Seu principal rival, o Renault Kwid, tem mais equipamentos e espaço, mesmo sendo um subcompacto, e isso torna a vida do pequeno italiano bem mais complicada.

A Fiat trabalha com um novo projeto de hatch compacto, mas não se sabe, ainda, se ele será o sucessor do Argo ou do Mobi.

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