Abstinência total de álcool pode ajudar pacientes com cirrose hepática avançada

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Clinical Gastroenterology and Hepatology, a abstinência total de álcool pode ajudar pacientes com cirrose hepática avançada. Para chegar a essa descoberta, a equipe analisou o histórico médico de 320 pessoas diagnosticadas com a doença.

Os cientistas aproveitaram para verificar, ainda, o aumento da pressão sanguínea nas veias que transportam o sangue do trato gastrointestinal para o fígado, que é o principal efeito responsável pela progressão da doença hepática. Conforme afirmam os autores do artigo, todos os pacientes com cirrose hepática relacionada ao álcool que mantêm abstinência se deparam com complicações menos frequentes.

Embora a abstinência completa de álcool já seja naturalmente recomendada como terapia básica para pacientes com doença hepática relacionada ao álcool, a relevância dessa prática na cirrose hepática avançada ainda não tinha sido pesquisada a fundo.

Segundo o estudo, a abstinência parcial ainda traz um risco de desenvolver complicações da doença. Os pesquisadores ressaltam a importância de exames médicos regulares para todos os afetados.

O que é cirrose hepática avançada?

A cirrose hepática é um estágio tardio de cicatrização (fibrose) do fígado, causada por muitas formas de doenças e condições hepáticas, como hepatite e alcoolismo crônico. Cada vez que o fígado é danificado, tenta se reparar, e é aí que o tecido cicatricial se forma. À medida que a cirrose progride, mais e mais tecido cicatricial se forma, dificultando o funcionamento do órgão.

O grande alerta dos especialistas é que o dano hepático causado pela cirrose geralmente não pode ser desfeito. Mas se a cirrose hepática for diagnosticada precocemente e a causa for tratada, é possível impedir danos adicionais.

Um ponto preocupante é que a doença não apresenta sinais ou sintomas até que já esteja no estágio de cirrose hepática avançada. Nesse momento, os sintomas que surgem são fadiga, perda de apetite, náusea, inchaço nas pernas, pés ou tornozelos (edema), perda de peso, icterícia, acúmulo de líquido no abdômen e vermelhidão nas palmas das mãos.

Fonte: Clinical Gastroenterology and Hepatology via News Medical; NCBI, Mayo Clinic

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!