Empreendedorismo sustentável é trabalhado com estudantes da EE Maria Leite

Um dos objetivos é promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares e estimular atitudes cooperativas

Estudantes da Escola Estadual Maria Leite, que oferta ensino em tempo integral, em Corumbá, participaram de atividade prática durante as aulas de empreendedorismo, sendo acompanhados pela professora e coordenadora da Qualificação profissional Qualificação “Promotor de vendas e e-commerce”, Geicyanne Nunes.

Diante da proposta do PPC e de acordo com as habilidades e competências da BNCC, no qual um dos objetivos é promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares e estimular atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação, a proposta inicial em sala de aula, após as aulas teóricas e conceituais, foi a criação de casinhas para pet’s (animais de estimação de pequeno porte) com o uso de caixas de papelão, na qual foi arrecadada em rede de supermercados.

Casinha para pet’s

Estudantes confeccionando casas de pet´s durante atividade de empreendedorismo

Considerando a estrutura feita de papelão e é totalmente segura para os animais e além disso, tem baixo impacto ambiental e pode ser reciclada após o descarte aquecendo-os nos dias de frio na nossa região. Cada grupo utilizou e abusou da criatividade estimulados por uma competição saudável entre eles, tudo de acordo com as habilidades e conteúdos propostos no PPC, na qual a escola oferta.

Após a confecção das casinhas colocando em prática uma aprendizagem de empreendedorismo sustentável, os alunos propuseram doar essas casinhas para uma Ong protetora dos animais existente na cidade, a GAAV, como forma de praticar também o empreendedorismo social com o objetivo de estimular os estudantes tanto na aprendizagem pedagógica quanto na visão e ação social fortalecendo espaços de protagonismo dentro e fora do ambiente escolar, promovendo práticas pedagógicas com foco na solução de problemas reais e na realização de intervenções que melhore seu entorno.

Houve uma votação em rede social, com a participação da comunidade escolar interna e externa para escolher a casinha que mais agradou a comunidade. Para isso foi criada a enquete no Google forms para obter resultados precisos. Durante a votação, as casinhas ficaram expostas para a comunidade escolar interna e externa observarem, após a votação foi feita a entrega da mesma na ONG.

“Assim, todo o objetivo desta atividade foi empoderar o estudante através do seu engajamento em projetos sociais de intervenção local que ampliem suas conexões com o seu território e oportunizem o exercício da cidadania”, finaliza gestor Paulo Eduardo Mendes Balejo.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

Fonte: Policia Civil MS

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