fbpx
Ciência e tecnologia

É talvez o menor dinossauro que já viveu na Terra – Ciência

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesava apenas dois gramas e era do tamanho de um beija-flor: pesquisadores descobriram em âmbar um minúsculo crânio de dinossauro, que poderia ser o mais nunca descoberto. Mas é realmente um dinossauro ou um pássaro? Suas características bizarras deixam os cientistas perplexos.

Patagotitan mayorum

é o maior dinossauro e o maior animal terrestre que já andou na répteis ). Oculudentavis khaungraae , pesava apenas dois gramas e é sem dúvida o menor dinossauro de todos os tempos , relata uma equipe de pesquisadores da revista Nature de 12 de março.

Um crânio minúsculo encontrado em âmbar

É um pedaço de âmbar com 99 milhões de anos, do site de Angbamo, no norte da Birmânia, que os pesquisadores descobriram a Os autores reconhecem que a Archéoptéryx , um dinossauro emplumado emblemático do jurássico .

Um dinossauro com características estranhas

A confusão é ainda maior que Oculudentavis tem vários recursos bizarros. O crânio tem duas cavidades ocular com ossos esclerais, típicos de pássaros. Mas o A órbita da astronomia
Na astronomia, a órbita indica a trajetória fechada seguida por um corpo celeste em torno de outro corpo celeste periodicamente, sob o influência de … “data-image=” https://cdn.futura-sciences.com/buildsv6/images/midioriginal/9/2/e/92eefd02ac_49145_iss-terre-soleil-nasa-s-marshall-space- flight-center-flickr-cc-nc-20.jpg “data-more=” Leia mais “data-number=” “data-title=” Orbite “data-tooltip=” “data-url=” / ciências / definições / universo-órbita-873 / “href=” http://www.futura-sciences.com/sciences/definitions/univers-orbite-873/ “> órbitas

são muito maiores em proporção ao corpo do que o que geralmente é visto nos pássaros. Som bocal alongado é decorado com pequenos dentes pontiagudos. Alguns pássaros primitivos também tinham dentes , mas os de Oculudentavis são muito mais numerosos (cerca de cem) e estão espalhados por todo o mundo o comprimento do bico. Além disso, possui características que não são vistas nem em pássaros nem em dinossauros, mas no … lagarto, como o fato de seus dentes serem implantados na lateral do osso da mandíbula, e não em cáries. No entanto, essas esquisitices poderiam ser explicadas por seu tamanho miniatura olhos

. desproporcionalmente grande, permitindo manter capacidades sensoriais suficientes.

Pássaros e dinossauros: uma evolução paralela

Muitos estudos têm focado na evolução paralela de dinossauros nos últimos anos e pássaros. Esses dois animais pertencem ao mesmo grupo, os terópodes , apareceu em características de ” pássaros , como penas , vôo, metabolismo Um fenômeno endotérmico é o oposto de um fenômeno exotérmico.
Transformação: reações endotérmicas
O balanço energético de uma … “data-image=” https: //cdn.futura-sciences.com/buildsv6/images/midioriginal/2/a/9/2a9935ec10_82584_endothermique.jpg “data-more=” Leia mais “data-number=” “data-title=” Endotérmica “data- tooltip=”” url dos dados=”/ ciências / definições / chimie-endothermique-15366 /” href=”http://www.futura-sciences.com/sciences/definitions/chimie-endothermique-15366/”> endotérmico ou seu sistema pulmonar particular. O consenso é que os pássaros são realmente dinossauros modernos por direito próprio. Então, Oculudentavis quebra o recorde de beija-flor de Elena ( Mellisuga helenae ), a menor ave do mundo atualmente com seus dois gramas e seus cinco centímetros. Entre os dinossauros menores ausentes são notáveis ​​ Ambopteryx longibrachium , um pequeno dinossauro com as asas de

Mahakala: o novo pássaro-dinossauro miniatura

Artigo por Laurent Sacco publicado em 14/09/2007

A descoberta de um novo Deserto de Gobi , pertencente a uma cópia de dados A espécie é a entidade fundamental das classificações, que reúne os seres vivos com um conjunto de características morfológicas, anatômicas, … “data-more=” Leia o continua “data-number=” “data-title=” Species “data-tooltip=” “data-url=” / planete / definições / zoologie-espece-2261 / “href=” http: //www.futura-sciences .com / planeta / definições / zoologie-espece-2261 / “> espécies relacionadas aos famosos velociraptors do Jurassic Park, confirma que os pássaros apareceram após uma miniaturização progressiva dos dinossauros emplumados. O recém-chegado foi batizado Mahakala e tem 80 milhões de anos.

Desde a descoberta dos dinossauros de penas na China, os restaurantes não podem mais exibir “frango e batatas fritas”, mas “dinossauro” em seu menu -frita “, já que agora sabemos que nem todos os dinossauros desapareceram: ainda temos os pássaros. De fato, já suspeitávamos desde o século XIX e comparando os esqueletos de Archéoptéryx com os de Compsognathus , micro dinossauros terópodes.

Isso pode parecer surpreendente porque, na imagem que normalmente fazemos dele, um dinossauro é necessariamente um animal grande, o que é falso. A situação seria comparável à do futuro paleontologistas falando em mamíferos , representados pela antigo e deve voltar ao início do Cretáceo, mais de 100 milhões de anos atrás.

Até agora, fósseis demonstrando o processo de miniaturização progressiva dos dinossauros de aves eram bastante raros. O esqueleto encontrado é mais completo e o estudo de seus ossos mostra que é realmente um adulto. A aparência do vôo é particularmente difícil; além das penas, é necessário, por exemplo, ossos ocos para clarear o esqueleto o suficiente, seria de esperar que os primeiros dinossauros capazes de voar fossem de tamanho pequeno.

De fato, seja com pterossauros, que não são dinossauros ou morcegos, seus ancestrais eram muito pequenos. Os paleontologistas previram, portanto, que encontraríamos dinossauros como Mahakala, mostrando os primeiros sinais das adaptações necessárias para o vôo.

Interessado no que você acabou de ler?

)

Cotidiano : nossas últimas notícias do dia.

Isso também lhe interessa

Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios