É falso: votar nulo em outros candidatos não tira voto para presidente
Mensagem diz que se eleitor anular um voto, os demais serão considerados inválidos
Mensagem de texto tem sido compartilhada em grupos de Whatsapp e Facebook alegando que, se um eleitor escolher apenas um candidato para presidente e votar em branco nos demais cargos, tais como governador ou deputado, o voto é tido como parcial e todos serão anulados, inclusive a escolha presidencial. No entanto, a informação é falsa e já foi desmentida, inclusive, pelo próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral), durante as Eleições de 2018.
“O eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais”, emitiu o TSE, em nota.
Na mensagem, que contém erros gramaticais, a pessoa não identificada diz que passou por um treinamento da Justiça Eleitoral, onde teria sido informada de que o voto só era considerado válido quando o cidadão escolhia todos os candidatos elegíveis. Além disso, reforçou que questionou uma funcionária, mas que não foi levado em consideração. Confira a mensagem completa:
“Ontem passei pelo treinamento para os trabalhos para a justiça eleitoral no próximo dia 7. Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo. Questionei isso lá, dizendo que a sociedade não tinha ciência de que voto parcial não é computado como voto válido. Questionei indignado, mas a instrutora foi bem clara em dizer que não era computado. Logo, vamos ficar esperto.repassem a todos”.
De acordo com a Justiça Eleitoral, não existe esta figura de “voto parcial”. Os eleitores podem votar ou anular o voto para quantos candidatos quiser, mas uma escolha não interfere na outra.
Diferença entre voto em branco e voto nulo – O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica.
Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito.
Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.
Neste ano, as eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os eleitores deverão escolher candidatos para os cargos de presidente, governador, senador e deputados – estaduais e federais.