06.05.2024 · 5:49 · Vereador Prof. André Luis
Após receber reclamações da população que utiliza a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Noroeste, o vereador Professor André Luis esteve no local, na manhã desta segunda-feira (6), para uma fiscalização.
A principal queixa era acerca da falta de descarga nos banheiros, contudo, durante a visita do vereador à unidade, esta situação já havia se normalizado e ambos os banheiros estavam com o dispositivo funcionando.
No entanto, verificou-se a falta de papel toalha, papel higiênico e sabonete para as mãos, o que pode contribuir para a propagação de doenças, especialmente por se tratar de um ambiente com alta circulação de pessoas doentes.
Além de conferir a situação dos banheiros, André Luis aproveitou para conhecer o restante da unidade, que está passando por uma reforma e ampliação. As obras irão proporcionar um atendimento melhor para os pacientes e um ambiente de trabalho mais confortável para os servidores.
Na ampliação, foi construído um anexo com três salas espaçosas e bem estruturadas, que serão equipadas com computadores e ares condicionados. Para esta parte, que deve entrar em funcionamento em breve, serão transferidas algumas salas administrativas e de serviços prestados pela USF.
As salas já existentes, que passaram por reformas, incluindo pintura e troca de alguns equipamentos, serão destinadas para consultórios, aumentando de oito para doze o número de lugares para atender quem precisa de consultas.
Por outro lado, na unidade ainda faltam equipamentos como desfibrilador, e alguns outros estão aguardando manutenção há muito tempo. Além disso, o acolhimento dos pacientes é feito em uma sala compartilhada, situação que pode deixar o paciente desconfortável e quebrar o sigilo médico.
Os problemas também são encontrados do lado de fora. A rua em frente ao prédio não tem asfalto e o calçamento, quando existe ao longo da via, não tem qualquer acessibilidade. A calçada na entrada da USF possui apenas uma pequena rampa sem acabamento, como corrimão ou piso antiderrapante.
A falta de um espaço acessível dificulta a locomoção de gestantes, idosos, pessoas com carrinhos de bebê, pessoas com deficiência ou de qualquer outra que tenha a mobilidade reduzida, colocando em risco a integridade física e saúde de quem busca os serviços do posto.
Por fim, o vereador verificou que a unidade recebe manutenção diariamente por meio de prestadores de serviço de uma empresa terceirizada, os setores são mantidos em ordem e não há lotação, com atendimentos realizados dentro da normalidade.
“A unidade foi recentemente reformada, está em boas condições de atendimento. A unidade está bem, mas o que falta é a questão relacionada à manutenção do banheiro. Falta papel, sabonete, mas isso é obrigação da terceirizada, que precisa fornecer estes materiais”, concluiu André Luis.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador