Outro dia vimos no episódio da implosão de um submersível da OceanGate, em busca do Titanic, como o projeto e a construção de um veículo que possa levar um ser humano precisa ter os cálculos, previsões de situações e materiais muito bem trabalhados. Imagine então se você pudesse colocar uma armadura capaz de voar, ter uma inteligência artificial (IA) a bordo, lançar mísseis e ainda te proteger de fortes impactos?
- Homem de Ferro repete um dos piores erros que Batman já cometeu
- Homem de Ferro enfrenta o único poder capaz de matar o Hulk
É aí que fica a pergunta: do que é feita a armadura do Homem de Ferro? Bem, não há uma resposta simples e objetiva para isso, até porque há diferentes formas de responder. De qualquer forma, o Canaltech dá uma boa resumida e destaca as principais características do traje de Tony Stark nos quadrinhos, nas tramas dos filmes e nos bastidores das produções para o cinema.
Do que é feita a armadura do Homem de Ferro nos quadrinhos?
Embora as primeiras armaduras do Homem de Ferro tenham aparecido a partir de sua estreia em 1963, em plena Era de Prata dos Quadrinhos, a chamada “Era Científica dos Quadrinhos”, as histórias não ofereciam assim muitos detalhes ou explicações bastante verossímeis.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Contudo, com o tempo, diferentes histórias citaram que as primeiras versões de sua armadura possuíam uma liga de titânio, mais tarde com a adição de ouro. Em algumas sagas, vimos Stark usar também o metal nórdico encantado Uru, do qual o Mjolnir, o martelo de Thor é feito.
Ele também chegou a ter uma armadura feita de adamantium, o mesmo metal inquebrável das garras do Wolverine; e de vibranium, o elemento encontrado em Wakanda que pode absorver choque e som e reveste também o uniforme do Pantera Negra, além de naves, prédios e diversas outras estruturas do país africano.
Não podemos também esquecer os nanorrobôs Extremis, que conseguiam criar uma “memória metalizada” em ouro, que conseguia ficar dentro do próprio corpo de Stark ou nos arredores, sendo manipulado pelo herói apenas com seu pensamento.
Contudo há um consenso de que o Homem de Ferro tenha chegado a um resultado próprio de revestimento, com uma liga secreta chamada de “metal Stark” ou “Starkium”, criado pelo seu pai, Howard Stark; ou um material mais avançado e durável denominado “neutrônio”.
Do que é feita a armadura do Homem de Ferro nos filmes?
Embora nos filmes também não hajam muitos detalhes específicos, vários livros sobre as tramas do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), assim como as tramas dos longas e os próprios diálogos de personagens retratam a armadura do Homem de Ferro sendo feita a partir de uma combinação de materiais, entre as quais titânio e liga de ouro.
Grande parte do titânio usado na armadura seria responsável por garantir a resistência e durabilidade para que Stark possa se proteger de grande impacto e os próprios efeitos do tempo ao voar em alta velocidade, por exemplo. Já o ouro de seu traje pode fornecer alto nível de condutividade elétrica, que conecta e alimenta seu reator Arc e geradores aos repulsores das mãos e dos pés, por exemplo.
Stark também usa soluções próprias misteriosas, que conseguem absorver grande impacto e oferecer uma maleabilidade nunca vista, de tal forma que ele se movimenta com flexibilidade comparável ao de seu estado natural, sem seu traje.
Do que é feita a armadura do Homem de Ferro nos bastidores das produções?
A Marvel Studios usa uma combinação de armadura física e digital, que, desde o primeiro Homem de Ferro, de 2008, é produzido em conjunto pela Stan Winston Studios, responsável pela parte real; e a Industrial Light & Magic, que realiza os complementos virtuais.
Como a ideia, desde o primeiro filme, foi trazer certo realismo para as cenas em que Stark usa sua armadura, foram construídas várias versões de metal, fibra de carbono e borracha. A Stan Winston criou diferentes versões apenas com parte do traje, para cenas específicas: há uma única versão que pesa 41 quilos, enquanto outra mais leve com sinais de arranhões e desgaste.
📖Compre agora um dos melhores arcos de Tony Stark em Homem de Ferro: Extremis: Marvel Essenciais!
Com o tempo, as equipes se acostumaram a criar modelos verossímeis e sem o uso de tantas peças reais, chegando a um resultado igualmente convincente. Nas últimas versões, o ator Robert Downey Jr. usava apenas algumas placas de partes do traje em determinadas regiões do corpo, como em seu tórax, e o restante era coberto com efeitos visuais, a partir de captura de movimentos. E, em muitos momentos, a armadura chegou a ser mesmo recriada completamente por meio do computador.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- 10 personagens que a DC copiou da Marvel na cara-dura
- 10 personagens que a Marvel copiou da DC na cara-dura
- Atualização do Windows 11 traz mais de 15 novidades e é liberada para todos
- Android tem novo logo confirmado pelo Google
- Google lança curso profissionalizante de marketing digital e e-commerce
- Por que o universo não começou com uma singularidade?