Diretoria e representantes da Undime/MS visitam o Centro de Operações de Segurança Integrada

Na quarta-feira (12), o diretor da Undime/MS (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul), Guerino Perius, e os gestores municipais de educação de Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã e Naviraí visitaram o COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado), em Campo Grande, para conhecer a infraestrutura e as iniciativas de inteligência em segurança escolar implantadas neste ano na REE (Rede Estadual de Ensino).

O secretário de Estado de Educação em exercício, Edio Castro, falou sobre as ações da SED que visam a segurança escolar.

Edio Castro, secretário de Estado de Educação em exercício, deu as boas-vindas ao grupo, e no centro administrativo/operacional, local onde é possível visualizar as unidades escolares pelas câmeras de videomonitoramento e acompanhar as ocorrências das unidades escolares em grandes telas, falou sobre a importância desse espaço e da atuação dos profissionais a favor da segurança escolar.

“O Centro começou como um sonho nosso e agora além do videomonitoramento nas escolas urbanas da REE e acompanhamento de ocorrências de todas as 348 instituições da Rede, desde meados de abril também temos o Núcleo de Inteligência [NISE] que atua de forma preventiva e em consonância com os nossos psicólogos, com olhar atento aos estudantes, trabalho este que é fruto da parceria da SED (Secretaria de Estado de Educação) com a SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública)”, declarou Edio Castro.

O policial civil Izaias Lima acompanha as ocorrências das escolas da REE.

Também em parceria com a SEJUSP, o policial civil Izaias Lima iniciou suas atividades na SED atuando no acompanhamento das ocorrências e falou sobre a importância de os gestores comunicarem nas delegacias de polícia os fatos ilícitos ocorridos no ambiente escolar, uma vez que ele vai possibilitar a apuração criminal dos fatos, bem como na reposição de bens, nos casos de crimes contra o patrimônio escolar.

“Tenho acesso em tempo real ao sistema de Boletim de Ocorrência, e desde maio esse trabalho tem sido realizado diariamente, dando maior celeridade ao trabalho da gestão escolar e corroborando com o trabalho das polícias Civil e Militar”, disse o policial Izaias Lima.

Vicente Lopes apresentou os projetos do COSI aos representantes da Undime/MS.

Sobre a funcionalidade do Centro, o gerente geral do COSI, Vicente Lopes, explicou aos gestores municipais que “o Centro de Operações é mais do que videomonitoramento; nós damos apoio e cuidamos das escolas sete dias por semana, 24 horas por dia, atuando com um trabalho de ação e prevenção. Além das equipes aqui no nosso centro de comando, temos bases de serviços locais, com funcionários responsáveis pelos serviços de manutenção, fiscalização, atendimento às escolas e reposição de bens em todo o Estado”, disse Lopes.

O coronel Hudmax coordena o NISE e falou sobre as competências e finalidades do setor.

Carlos Hudmax, coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e coordenador do NISE (Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar) explicou que o trabalho desenvolvido abrange todas as escolas da REE, sendo o setor criado a partir da necessidade de montar um centro de inteligência da SED.

“Nossa equipe contribui para a redução dos índices de violência nas escolas, promovemos a melhora na qualidade da segurança da educação, e conforme o prescrito no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), respeitamos a integridade física, moral e psíquica dos estudantes. Podemos ser acionados pelo aplicativo de acesso de todos os servidores que atuam na REE, e a nossa atuação tem que ser precisa”, disse o coronel Hudmax.

Segundo Guerino Perius, a segurança nas unidades de ensino é um tema frequentemente debatido pelas comunidades escolares.

Para Guerino Perius, diretor da Undime/MS e dirigente municipal de educação de Chapadão do Sul, “essa visita é importante para que os secretários municipais compreendam como a tecnologia é utilizada para assegurar a segurança nas escolas, sendo este um tema que preocupa não somente os pais e a comunidade escolar, como os próprios alunos e profissionais da educação no dia a dia. É um sistema que deve ser instalado para dar mais segurança a todos e nós agradecemos a acolhida que a SED sempre nos oferece”, disse.

Texto: Thaís Davis, SED

Fotos: Marcus Vinícius Espíndola, SED

Fonte: Policia Civil MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!