DFL detalha licitação de novo ciclo de direitos de mídia da Bundesliga

A Liga Alemã de Futebol (DFL, na sigla original) divulgou nesta terça-feira (30) os detalhes da licitação para o próximo ciclo dos direitos de mídia para as temporadas entre 2025/2026 e 2028/2029.

O edital abrange todos os jogos da Bundesliga e Bundesliga 2, incluindo os playoffs de rebaixamento e a Supercopa em países de língua alemã, como Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo, Bélgica Oriental e Bolzano.

A oferta incluirá a implementação de inovações tecnológicas, com 28 câmeras sendo utilizadas nos principais jogos. Além disso, os novos parceiros de mídia terão um orçamento disponível para implementar novas tecnologias.

Visando as gerações mais jovens, estão previstas transmissões voltadas para crianças e jovens, como produções ao vivo otimizadas para smartphones, no formato vertical.

Além disso, mais entrevistas, fornecimento de conteúdo dos clubes e novos formatos de séries deverão ser oferecidos aos novos parceiros.

Atualmente, a maior parte dos direitos está nas mãos da Sky e do DAZN até o final da campanha 2024/2025, em um acordo firmado há quatro anos no valor de cerca de € 1,1 bilhão anuais.

Pacotes

A princípio, serão ofertados quatro pacotes, cada um incluindo diferentes aspectos dos jogos. O comprador terá autorização para transmissão em TV aberta, paga, internet e streaming.

Um dos pacotes inclui os direitos de transmissão de todos os jogos da Bundesliga às sextas e sábados, sendo os jogos do domingo um pacote adicional.

Uma alteração significativa, vale pontuar, será a realização de 15 partidas por temporada aos domingos, no horário das 19h30, envolvendo clubes que disputam torneios internacionais. Anteriormente, eram dez.

A estrutura de calendário de jogos será mantida durante o período, com horários de início estabelecidos a partir de 2025/2026.

Exclusividade

O que pode ser considerado a maior novidade é que, pela primeira vez desde 2012, não haverá uma proibição para compradores individuais, permitindo que um parceiro adquira todos os quatro pacotes de transmissão.

Isso ocorre porque a agência que regula a competição de mercados internos da Alemanha decidiu, desta vez, optou por não intervir neste setor do concurso, abrindo brecha para um parceiro exclusivo.

Mais TV aberta

A flexibilidade na transmissão de jogos pela TV aberta será ampliada, com pelo menos nove partidas da temporada, ao vivo, incluindo o jogo de abertura da temporada da Bundesliga e jogos da Bundesliga 2.

Além disso, os licitantes vencedores dos direitos de TV por assinatura terão oportunidade de transmitir alguns jogos gratuitamente, seja em seus próprios canais ou em colaboração com outros — o que deve beneficiar a segunda divisão, uma vez que estes jogos serão da Bundesliga 2.

A licitação está aguardando a revisão final do órgão regulatório para ser aberta. A DFL espera enviar a documentação do concurso a partir de fevereiro, com o leilão previsto para começar em meados de abril.

Desafio

É notável que a DFL aposta em um conjunto de benefícios como atrativo para atrair parceiros com ofertas competitivas.

Neste novo ciclo, a entidade fornecerá, entre outros atrativos, orçamento para implementação de novas tecnologias, aumento na oferta de conteúdo digital e produções ao vivo em formato vertical com o argumento de atrair os mais jovens.

Em 2023, a estratégia da entidade foi pulverizar os direitos internacionais em uma tentativa de voltar os olhares dos fãs para o Campeonato Alemão. Entretanto, a falta de competitividade interna é uma pedra no caminho. Há onze temporadas, a Bundesliga não vê outro clube além do Bayern de Munique vencer o torneio.

No meio da temporada 2023/2024, o Bayer Leverkusen, liderado pelo ex-jogador e treinador espanhol Xabi Alonso, lidera o campeonato, com 49 pontos. O outro Bayern, de Munique, figura em segundo lugar na tabela, com apenas dois pontos a menos.

Fonte: Máquina do Esporte

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