Destaques da NASA: imagem do James Webb e + nas fotos astronômicas da semana

Preparado para conferir as fotos destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day nesta semana? Por aqui, apareceram imagens de estrelas jovens, uma nebulosa com formato que lembra o de um crustáceo e até uma imagem da missão Apollo 11, que foi editada para se transformar em uma “selfie lunar”.

Confira:

Sábado (22/07) — Selfie na Lua

Em 1969, durante a missão Apollo 11, Neil Armstrong fotografou Buzz Aldrin na superfície lunar. Com técnicas de edição digital, um artista trabalhou na imagem refletida pelo capacete de Aldrin, formando a “selfie” abaixo.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Imagem editada digitalmente para criar uma selfie lunar (Imagem: Reprodução/NASA, Apollo 11, Neil Armstrong/Michael Ranger)

O resultado representa o que Aldrin via no momento em que a foto foi feita. No lado esquerdo, há uma distorção esférica que mostra Armstrong no reflexo.

  • Leia também: Apollo 11: protocolo de quarentena da NASA era inadequado, segundo estudo

Domingo (23/07) — O primeiro computador

A Máquina de Anticítera aparece na foto abaixo. Ela é considerada o primeiro computador do mundo e foi encontrada no fundo do mar, a bordo de um navio da Grécia que afundou. A complexidade deste objeto foi investigada durante décadas de estudo, e até hoje algumas de suas funções continuam desconhecidas.

Núcleo do mecanismo Anticítera encontrado no fundo do mar (Imagem: Reprodução/Marsyas)

Mesmo assim, já se sabe que o dispositivo tem engrenagens e componentes para representar o céu, permitindo a previsão da posição de estrelas e planetas e até a ocorrência de eclipses.

  • Leia também: Máquina de Anticítera: solucionando o mistério do “primeiro computador” do mundo

Segunda-feira (24/07) — Meteoro verde

Um meteoro se desintegrou e deixou um belo brilho esverdeado no céu sobre a montanha Hochkar, registrado na foto abaixo. As cores dos meteoros vêm dos elementos ionizados, conforme o objeto é fragmentado.

Meteoro fotografado no céu da montanha Hochkar, na Áustria (Imagem: Reprodução/Michael Kleinburger)

Normalmente, o brilho azulado vem do magnésio e cálcio, enquanto o níquel emite cor verde. Já o vermelho é originado do nitrogênio e oxigênio ionizados na atmosfera da Terra.

  • Saiba mais sobre a foto do meteoro

Terça-feira (25/07) — Pilares da Criação

Já imaginou como seria observar os Pilares da Criação, no interior da Nebulosa da Águia, em raios X? É o que a foto abaixo mostra, com dados capturados por uma série de telescópios, como o Chandra e XMM, especialistas neste comprimento de onda.

Pilares da Criação observados por diferentes telescópios (Imagem: Reprodução/NASA/CXC/SAO, XMM: ESA/XMM-Newton; NASA/ESA/CSA/STScI/NASA/JPL/CalTech/ESA/STScI, ESO/L. Frattare, J. Major, N. Wolk, and K. Arcand)

A foto foi produzida a partir de dados dos raios X, luz infravermelha e visível, que revelam diferentes características da região. Uma delas são estrelas emissoras de raios X, visíveis como pontos vermelhos na foto.

  • Saiba mais sobre a foto dos Pilares da Criação

Quarta-feira (26/07) — Nebulosa do Camarão

A nebulosa de emissão IC 4628 aparece na foto abaixo, brilhando graças à luz vinda de milhões de estrelas jovens e quentes. Para alguns, o formato desta nuvem lembra o de um camarão.

Nebulosa do Camarão, a 250 mil anos-luz da Terra (Imagem: Reprodução/Daniel Stern)

A luz destas estrelas rouba elétrons dos átomos da nebulosa. Quando eles se recombinam com os átomos, produzem o brilho presente na foto, registrado em meio às emissões avermelhadas do hidrogênio.

  • Saiba mais sobre a foto da Nebulosa do Camarão

Quinta-feira (27/07) — Galáxias em colisão

Para as grandes galáxias crescerem, elas precisam se alimentar das menores. Este processo aparece na foto abaixo, que mostra a galáxia espiral NGC 1532 e NGC 1531, uma galáxia anã, no início de uma fusão. Elas ficam a cerca de 50 milhões de anos-luz de nós.

Galáxias NGC 1531 e NGC 1532, nas etapas iniciais de uma colisão (Imagem: Reprodução/CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA; R. Colombari, M. Zamani & D. de Martin (NSF’s NOIRLab)

Durante o processo, NGC 1532 está em uma espécie de cabo de guerra graviacional com sua vizinha menor. Um efeito disso aparece em um dos braços da galáxia espiral, que parece se projetar na direção da anã.

  • Saiba mais sobre a foto das galáxias iniciando a fusão

Sexta-feira (28/07) — Estrelas jovens

As estrelas HH 46/47, ainda em desenvolvimento, forma observadas pelo telescópio James Webb. Elas estão em uma nebulosa cuja poeira as esconde de observações na luz visível. Por outro lado, elas são luminosas no infravermelho, brilhando para os “olhos” do James Webb.

Estrelas HH 46/47 (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, CSA, Joseph DePasquale (STScI)

A dupla de estrelas aparece perto das pontas de difração na parte central da foto. Ali, estão jatos estelares que se estendem por quase um ano-luz.

  • Saiba mais sobre a foto das estrelas HH 46/47

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • The Flash │ Nicolas Cage reclama de sua participação no filme
  • Os 10 piores filmes de super-herói de todos os tempos
  • Este é o melhor momento para comprar o iPhone 13?
  • Marvel finalmente assume poliamor entre Wolverine, Ciclope e Jean Grey
  • Pesquisadores mostram como burlar travas de segurança de ChatGPT e Bard
  • Lançamentos do Prime Video na semana (27/07/2023)

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!