Nesta quarta (28), a foto destacada pela NASA mostra um objeto que não é uma galáxia, aglomerado estelar e nem uma nebulosa. Estamos falando de Messier 24, uma nuvem repleta de estrelas que é como um meio-termo entre estes que mencionamos e fica no braço Sagitário da Via Láctea.
Este objeto curioso está na imagem abaixo, que mostra uma abertura em nuvens de poeira escura com mais de 300 anos-luz de extensão, encontradas a quase 10 mil anos-luz da Terra. Nela, há milhares de estrelas que, juntas, formam um dos grupos estelares mais densos conhecidos.
A nuvem Messier 24 também é conhecida Pequena Nuvem Estelar de Sagitário. A abertura nesta nuvem é como uma janela, que nos permite observar algumas das mais brilhantes estrelas presentes ali.
Além delas, a imagem mostra também B92 e B93, nebulosas escuras encontradas perto do centro do registro. Elas estão acompanhadas por outras nuvens de poeira e por nebulosas brilhantes, encontradas na direção do centro da Via Láctea.
A Pequena Nuvem Estelar de Sagitário
A nuvem de estrelas M24 é um dos objetos que faz parte do famoso Catálogo de Messier. Ele foi compilado pelo astrônomo francês Charles Messier, que percebeu no céu o que descreveu como “objetos nebulosos”. Ele os confundiu com cometas e, para evitar que algo do tipo acontecesse com outros astrônomos, fez uma lista deles.
O catálogo conta com mais de 100 objetos e, entre eles, está M24. As estrelas desta nuvem preenchem uma área de 10 a 16 mil anos-luz, e cerca de mil delas podem ser vistas de uma só vez.
Ao observar a Pequena Nuvem Estelar de Sagitário, é possível encontrar ainda os aglomerados estelares Collinder 469 e Markarian 38. No lado sul da nuvem, está a nebulosa de emissão IC 1283-1284, junto das nebulosas de reflexão NGC 6589 e NGC 6590.
Fonte: APOD