Destaque da NASA: Marte em ultravioleta é a foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA nesta terça (27), no site Astronomy Picture of the Day, mostra Marte de um jeito diferente. A imagem foi feita na luz ultravioleta e, por isso, o planeta não aparece com sua típica cor avermelhada, mas sim em tons de branco e magenta.

Estas fotos foram obtidas pela sonda MAVEN, da NASA. Lançada em 2013, foi somente no ano seguinte que a nave entrou na órbita marciana. Desde então, ela explora as camadas atmosféricas do planeta, bem como as interações delas com o Sol.

A foto da esquerda foi tirada em julho de 2022 durante o verão no hemisfério sul de Marte. A Bacia Argyre, uma das mais profundas crateras do planeta, aparece no lado esquerdo da foto. Já os grandes cânions de Valles Marineris estão no canto superior esquerdo, repletos de nuvens.

No lado direito, está uma foto do hemisfério norte do nosso vizinho, feita em janeiro de 2023. Nesta imagem, Valles Marineris aparecem no lado inferior esquerdo da foto, e a área magenta representa o acúmulo de ozônio.

Marte na luz ultravioleta

Um dos instrumentos da MAVEN é o Espectrógrafo de Imageamento Ultravioleta (ou apenas IUVS, na sigla em inglês). Ele mede comprimentos de onda entre 110 e 340 nanômetros, ou seja, fora daqueles que nossos olhos conseguem enxergar.

Apesar de a luz ultravioleta ser invisível para a visão humana, ela pode ajudar os cientistas a observar a superfície do planeta de novas formas. Então, para tornar visíveis os comprimentos de onda observados, as imagens receberam esquemas de cores.

É por isso que, nestas fotos, o ozônio na atmosfera marciana tem tons de roxo, enquanto nuvens e névoas aparecem em branco ou azul. Já a superfície do planeta está esverdeada ou com tons de cobre, que variam conforme a otimização das fotos.

Fonte: APOD

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!