Deputado Rafael Tavares usa tribuna para lamentar saída da ALEMS e colegas prestam solidariedade

Nesta segunda-feira (13), o deputado estadual Rafael Tavares foi retirado do cargo pela Justiça Eleitoral do Mato Grosso do Sul, por falta de cumprimento da cota feminina estabelecida pelo partido.

Já na manhã desta terça-feira (14) durante a sessão na Assembleia Legislativa (ALEMS) o deputado lamentou a sua saída, afirmando que se sente injustiçado e que está sendo vítima de perseguição política.

Em desabafo nas mídias sociais na noite de segunda o deputado citou uma frase de José Dirceu, ex-ministro. “Nós vamos tomar o poder, o que é diferente de ganhar a eleição”.

Novamente repetiu a frase na tribuna, nesta manhã aos colegas deputados, entre eles o deputado João Henrique, PL, se solidarizou com a situação o convidando para fazer parte do seu partido. “Eu compreendo sua chateação, infelizmente é algo que não gostaríamos, pois ganhamos honestamente, fomos bem votados, nossos votos foram resultados da população nos querer aqui, por elas. Para mim você sempre será o Deputado Rafael”, disse o deputado.

Também em ato de solidariedade o deputado Lídio Lopes, PATRI, contou o que já passou durante sua trajetória na política, não chegamos a ser retirado do cargo, porém já passou por diversas situações constrangedoras. “Estamos com você Rafael, vamos buscar melhorar cada vez mais o nosso sistema eleitoral para que não aconteçam mais situações parecidas, pois tivemos votos expressivos, isso não deveria acontecer”, lamentou.

Segundo o partido de Silva, todos os seus membros são obrigados a cumprir uma cota mínima de participação em reuniões e eventos partidários. O deputado, no entanto, alega que não pôde participar devido a problemas de saúde e que tentou negociar uma exceção com a direção do partido, sem sucesso.

A saída de Rafael Tavares do cargo foi lamentada por seus eleitores e por colegas de partido. Alguns membros da legenda chegaram a manifestar solidariedade ao deputado e a questionar a rigidez das regras partidárias.

Para especialistas em direito eleitoral, a cota partidária é uma exigência legal e importante para garantir a participação de todos os membros do partido na vida partidária. No entanto, eles alertam para a necessidade de flexibilidade em casos excepcionais, como doenças ou outras situações imprevistas.

(*) A republicação é gratuita desde que citada a fonte.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!