Curiosa bola de minhocas se desfaz em milissegundos; veja como

A natureza é algo realmente fascinante e alguns organismos têm comportamentos surpreendentes, como a espécie Lumbriculus variegatus. Medindo até 10 centímetros, este tipo de minhoca aquática se emaranha com outras dezenas ou centenas, formando bolas vivas de anelídeos. O curioso é que conseguem desfazer esse emaranhado vivo e complexo, que levou minutos para ser formado, em apenas milissegundos. Para isso, basta o sinal de um predador ou um flash de luz ultravioleta.

A formação das bolas de anelídeos tem intrigado pesquisadores do Georgia Institute of Technology (Georgia Tech) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ambos localizados nos Estados Unidos. Afinal, “são emaranhados vivos e ativos que estão em equilíbrio, o que adiciona uma camada fascinante à questão”, afirma Saad Bhamla, da Georgia Tech, em nota.

Bhamla e os outros pesquisadores acreditam que compreender os mecanismos por trás do movimento ultrarrápido poderá ser valioso para a robótica e para o desenvolvimento de novos biomateriais. A primeira parte da pesquisa foi publicada na revista Science e, segundo os autores, esta é a primeira teoria matemática de emaranhamento e desembaraço de organismos vivos, baseada nos fascinantes anelídeos.

Estudando a bola de minhocas que é desfeita “instantaneamente”

Antes de se aprofundar na questão, os cientistas já sabiam que o movimento padrão de locomoção da espécie era helicoidal, ou seja, em forma de hélice. É como se os organismos girassem em torno de um eixo fixo, enquanto se deslocavam ao longo desse mesmo eixo.

Só que a observação apenas do que era visto do lado de fora da bola de anelídeos não era suficiente para embasar um modelo matemático e traçar a teoria, feita posteriormente. Buscando enxergar o mecanismo por dentro, os cientistas mergulharam as minhocas vivas em um gel atóxico e fizeram um ultrassom do emaranhado — sim, usaram o mesmo equipamento comercial adotado em clínicas médicas e no ultrassom de bebês. Ali, foi possível rastrear o movimento preciso dos organismos vivos.

O movimento combinado dos anelídeos é fundamental

Para entender de uma vez por todas como os anelídeos se movimentavam, os pesquisadores construíram um modelo matemático, a partir dos dados coletados no ultrassom. Através do modelo, foi possível recriar uma visualização do emaranhado de minhocas extremamente detalhada.

Desfazer a bola viva em milissegundos dependia mais do que apenas o movimento helicoidal. Cada minhoca formava um emaranhado direto com pelo menos dois outros organismos, o que explica o porquê da estrutura ser tão coesa. Em outras palavras, o segredo estava na íntima combinação entre eles. O difícil será conseguir replicar esse comportamento em outros materiais, como sugerem os autores.

A seguir, veja o estranho comportamento da espécie:

Fonte: Science e Georgia Institute of Technology    

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!