Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Crítica Vítima x Suspeita | Documentário expõe crueldade contra vítimas sexuais

Crítica Vítima x Suspeita | Documentário expõe crueldade contra vítimas sexuais
Crítica Vítima x Suspeita | Documentário expõe crueldade contra vítimas
Compartilhar

A forma mais óbvia de começar a crítica do documentário Vítima x Suspeita, da Netflix, é dizendo o óbvio: vivemos em uma sociedade machista e violenta contra mulheres. A produção documental escancara essas violências através do trabalho de uma mulher.

A jornalista investigativa Rachel (Rae) de Leon, que não só investigou o caso, produziu o documentário e foi a voz da narração, dedicou tempo e muito esforço para ajudar vítimas que foram injustamente tratadas pela polícia.

Na produção documental, vemos como mulheres que denunciaram casos de estupro e abuso sexual e foram destratadas pelas autoridades, sendo obrigadas a assumirem que as denúncias eram falsas e também sendo incriminadas por isso.

Vítima x Suspeita: um documentário necessário

No documentário Vítima x Suspeita, fica claro o desdém de uma força policial masculina para agir em casos de denúncias de estupro contra mulheres. Nele, vemos os mesmos comentários sobre toda e qualquer denúncia que surge em qualquer lugar do mundo: você tem certeza que não foi consentido? Você quer mesmo denunciar? Você quer estragar a vida dele com essa denúncia?

A culpabilização da vítima não é uma novidade no mundo em que vivemos, e o documentário da Netflix ressalta a gravidade social e psicológica dessa atitude. Além de fazer com que menos mulheres decidam ir à polícia para denunciar seus agressores, as consequências de ser desacreditava podem ser fatais, levando até mesmo ao suicídio.

Rachel de Leon consegue tocar no assunto com empatia e de forma delicada, apesar da seriedade do tema, mas sem deixar que cada detalhe seja exposto. O caso acontece nos Estados Unidos, o que não impede que repercuta em outros países.

Vítima x Suspeita contextualiza bem o tema, dá voz às vítimas para que elas contem suas histórias e suas versões do que aconteceu, e também traz métodos de investigação e provas completamente ignorados pelas autoridades.

Vítima x Suspeita: vale a pena assistir?

A questão do assédio sexual e estupro é bastante delicada, e assistir a uma produção baseada nos temas pode ser um grande gatilho a quem sofreu pelo mesmo. No entanto, o documentário se mostra extremamente necessário até mesmo às vítimas, que muitas vezes só precisam de uma motivação para continuar seguindo em frente.

Por mais que a justiça seja corrupta e violenta, é importante que essas vozes sejam ouvidas para que mais pessoas fiquem cientes do que acontece e se manifestem contra. O documentário cumpre sua proposta de conscientizar, informar e, mais do que qualquer outra coisa, causar revolta, pois é o único sentimento capaz de impulsionar todos os outros.

O documentário Vítima x Suspeita já está disponível na Netflix.

Fonte

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço

Por último, as air fryers de até R$ 1000 são aquelas que...

/* */