Como usar fórmula para somar e subtrair no Excel

O Excel permite somar e subtrair valores facilmente por meio de fórmulas. O editor de planilhas mais popular do mundo conta com a função SOMA, que possibilita fazer contas com números aleatórios ou que estão presentes em outras células do arquivo. O recurso pode ser útil, por exemplo, para calcular gastos de forma automatizada em uma planilha e simplificar a sua vida no trabalho. Uma outra fórmula simples ainda permite somar e subtrair horas na ferramenta, o que pode servir para calcular as suas horas extras no emprego. A seguir, veja como realizar cálculos no Excel.

🔎 6 truques do Excel para organizar melhor os dados das suas planilhas

1 de 9 Tutorial ensina a somar e subtrair no Excel; conheça o procedimento — Foto: Reprodução/Microsoft

Tutorial ensina a somar e subtrair no Excel; conheça o procedimento — Foto: Reprodução/Microsoft

📝 Como relacionar planilhas no Excel? Comente no Fórum do TechTudo

Como usar a função SOMA para somar e subtrair no Excel

Passo 1. Para somar os números presentes em células, digite a fórmula “=SOMA(células que deseja somar)” — ou “=SUM(células)” se estiver usando a versão em inglês do software. Entre os parênteses, digite a primeira célula da coluna e a última, separadas por um sinal de dois pontos (:). No nosso exemplo, a fórmula final “=SOMA(A2:A4)“. Aperte “Enter” para confirmar;

2 de 9 Fórmula SOMA em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Fórmula SOMA em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Passo 2. Outro caminho é digitar apenas “=SOMA(” e selecionar com o mouse todas as células que você quer somar. Novamente, aperte no “Enter” para confirmar o procedimento;

3 de 9 Seleção de linhas para fórmula SOMA — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Seleção de linhas para fórmula SOMA — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

No Excel, não existe uma função “Subtrair”. Logo, para diminuir valores, é possível utilizar números negativos com a função “SOMA” normalmente.

Como usar fórmula para somar horas no Excel

Passo 1. Para somar horas no Excel, a fórmula muda. Primeiro, digite as horas que serão utilizadas na conta. Depois, utilize a fórmula “=célula a + célula b“. Em nosso exemplo, a fórmula final ficou “=B2+B3”. Confirme com o “Enter” para realizar o cálculo;

4 de 9 Fórmula de “Adicionar Tempo”‘ em destque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Fórmula de “Adicionar Tempo”‘ em destque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Passo 2. Embora seja simples, esse formato pode ser um problema caso a soma ultrapasse 24 horas. Por exemplo, caso somemos 13:40 e 15:30 com a mesma fórmula do item anterior, o resultado será “5:10”, o que não é o ideal;

5 de 9 Resultado da soma de tempo no Excel — Foto: Reprodção/Ana Julia Vaz

Resultado da soma de tempo no Excel — Foto: Reprodção/Ana Julia Vaz

Passo 3. Para resolver esse problema, toque na célula da soma — a B4 em nosso caso. Em seguida, vá na Página Inicial, selecione “Formatar” e escolha a opção “Formatar Células”;

6 de 9 Formatar células em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Formatar células em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Passo 4. Em seguida, selecione a opção “Personalizado” na lista “Categoria” e digite “[h]:mm;@'”. Em seguida, toque em “Ok”. Perceba que, agora, o resultado está satisfatório;

7 de 9 Formatação em 24h em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Formatação em 24h em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Passo 5. Vale lembrar que, se preferir, o Excel também aceita o formato AM/PM. Para isso, digite, por exemplo, “1:00 a” para AM (uma hora da manhã) ou “1:00 p” para PM (uma hora da tarde). Agora, vamos descobrir como subtrair valores. O cálculo pode ser útil, por exemplo, para descobrir quantas horas você trabalhou a partir da hora de saída e a hora de chegada;

8 de 9 Horários em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Horários em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Passo 6. De forma semelhante aos outros procedimentos, digite “=célula da hora finalcélula da hora de início“. No nosso caso, a fórmula ficou “=C2-B2”. Aperte “Enter” para confirmar o cálculo.

9 de 9 Fórmula em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Fórmula em destaque — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz

Pronto. Agora você já sabe como somar e subtrair números e horas no Excel.

Com informações de Microsoft

Veja também: HDMI não funciona? Veja possíveis causas e como resolver

HDMI não funciona? Veja possíveis causas e como resolver

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!