Renomear vários arquivos de uma só vez é bastante útil quando se trabalha com uma coleção de dados muito grande. Felizmente, existem várias maneiras rápidas e eficientes de realizar essa tarefa tanto em dispositivos Mac quanto no Windows.
- Como compactar arquivos no Mac
- Como gravar a tela no Windows
Como renomear vários arquivos de uma só vez
Existem duas opções para renomear vários arquivos de uma só vez: utilizar as ferramentas nativas de cada sistema operacional ou recorrer a softwares especializados que oferecem esse recurso. Veja abaixo as duas alternativas disponíveis.
Utilizando ferramentas nativas dos sistemas
Windows
- Abra a pasta “Windows Explorer”;
- Pressione a tecla Ctrl e clique nos arquivos da pasta que deseja renomear;
- Pressione a tecla F2;
- Digite o nome novo para os arquivos e pressione Enter.
Ao realizar as primeiras etapas acima, note que apenas um dos arquivos selecionados fique destacado, o que pode levar a crer que apenas ele será renomeado. No entanto, ao pressionar a tecla Enter, todos os arquivos selecionados receberão o mesmo nome.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
No entanto, caso ocorra um erro ao tentar renomear múltiplos arquivos, é possível desfazer a ação pressionando Ctrl + Z.
Mac
- Abra o Finder;
- Pressione a tecla Cmd e clique nos arquivos;
- Clique com o botão direito do mouse e selecione “Renomear X itens…”;
- No menu “Renomear Itens do Finder”, escolha por substituir o texto nos nomes, adicionar texto aos nomes ou alterar o formato do nome;
- Clique em “Renomear”.
Assim como no Windows, se você cometer um erro ao tentar renomear os arquivos de uma vez, pressione as teclas Cmd + Z para desfazer a ação.
Alguns dos itens abaixo devem ter atenção ao serem renomeados:
- As pastas de aplicativos e itens que vêm com o sistema, como a pasta Biblioteca, podem gerar problemas ao serem renomeadas. É recomendado voltar para o nome original ou, se isso não resolver o problema, reinstalar o software;
- As extensões de arquivo são representadas pelo ponto seguido de algumas letras que aparecem no final de alguns nomes de arquivos, como .jpg. Alterar isso pode impedir que você consiga abrir o arquivo novamente;
- A pasta pessoal recebe o nome de usuário e está relacionada à sessão de início do macOS. Modificar esse nome pode impedir que você inicie corretamente a sua sessão no computador.
Utilizando softwares de terceiros
Você pode utilizar diversos softwares especializados para renomear vários arquivos de uma vez no Windows e no macOS. Entre os mais comuns, estão:
Windows
- Bulk Rename Utility (bulkrenameutility.co.uk);
- Advanced Renamer (advancedrenamer.com);
- Rename Master (rename-master.br.uptodown.com).
Mac
- Renamer 6 (apps.apple.com/us/app/renamer-6);
- Better Rename 11 (apps.apple.com/us/app/better-rename-11);
- Rename Master (apps.apple.com/us/app/rename-master).
Se você quiser saber como aproveitar mais recursos do seu computador, veja 10 truques que todo usuário de Mac precisa saber e 10 dicas para otimizar o Windows.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Anatel libera identificador de chamadas que promete acabar com as robocalls
- Cientistas descobrem como cabelos ficam brancos e prometem “cura”
- Ah, pronto: colocaram o ChatGPT no cão-robô da Boston Dynamics
- Quando o Telegram vai voltar? 5 perguntas para entender o bloqueio do app
- ChatGPT custa mais de R$ 3,5 milhões por dia para funcionar, diz analista
- Vírus para Android rouba dados e pode se “transformar” em ransomware