Os comentários e notas deixadas no Google Meu Negócio desempenham um papel importante na presença digital de uma empresa, porém, publicações desonestas podem afetar negativamente a credibilidade do negócio. A boa notícia é que existem maneiras de lidar com avaliações desse tipo e removê-las do Google.
Quando posso remover uma avaliação?
O conteúdo das avaliações publicadas por clientes no Google Meu Negócio não podem ser gerenciadas por outras pessoas, ainda que sejam donas do negócio. Ou seja, a plataforma não permite remover um comentário instantaneamente, como no Instagram.
Isso é feito para garantir a autonomia e a imparcialidade das publicações deixadas nas páginas. A plataforma incentiva um ambiente neutro e de confiabilidade para que pessoas se sintam livres para deixar suas opiniões a respeito da experiência com uma empresa.
A fim de tornar o processo seguro, o Google conta com um sistema automático que detecta conteúdo inadequado e fora das diretrizes de uso da plataforma, como spam e versões falsas. Além disso, as regras não permitem temas como:
- Assédio;
- Discurso de ódio;
- Conteúdo ofensivo;
- Informações pessoais;
- Conteúdo enganoso;
- Conteúdo obsceno;
- Comentário sem relação com o tema;
- Conteúdo publicitário.
No entanto, se você considera que uma avaliação sobre o seu negócio é falsa ou desonesta, é possível pedir a remoção do conteúdo.
Antes de começar, é importante que sua solicitação atenda às seguintes condições:
- Apenas as avaliações que não correspondem com as políticas do Google pode ser denunciadas;
- Não é recomendado denunciar uma publicação apenas por discordar dela;
- O Google não age como intermediador de discussão entre empresas e clientes;
- Não é possível denunciar ou remover avaliações feitas sobre hotéis;
- Para denunciar avaliações de hotéis que vêm de sites de terceiros, acesse o site do fornecedor terceirizado e solicite a remoção. Assim que ela for modificada na fonte, a atualização será exibida no Google Meu Negócio.
Como solicitar a remoção de avaliações do Google Meu Negócio
No iPhone e iPad
- Abra o app Google Maps
- Toque em “Negócios”, localizado na aba inferior;
- Selecione uma empresa;
- Vá em “Avaliações”;
- Toque no botão de três pontos em uma avaliação;
- Pressione a opção “Denunciar avaliação”.
No Android
- Abra o app Google Maps
- Toque em “Empresa”, localizado na aba inferior;
- Selecione uma empresa;
- Vá em “Avaliações”;
- Toque no botão de três pontos em uma avaliação;
- Pressione a opção “Denunciar avaliação”.
No computador
- Acesse o Gerenciador de Perfis de Empresa (business.google.com/locations)
- Clique no botão “Ver seu perfil” correspondente ao negócio;
- Vá em “Ler avaliações”;
- Selecione o botão de três pontos ao lado da avaliação que deseja remover;
- Clique em “Denunciar avaliação”.
O Google pode demorar vários dias até avaliar a sua denuncia e tomar as medidas necessárias. Se você deseja ampliar a visibilidade do seu negócio online, veja como anunciar no Google Maps.