Como funciona o cardápio digital para WhatsApp | Guia Prático

Restaurantes, lanchonetes e pequenos comerciantes podem montar um cardápio digital para WhatsApp para divulgar suas ofertas, atender os clientes pela plataforma e fechar pedidos.

O cardápio digital pode ser criado e organizado através do recurso de catálogo no WhatsApp Business — versão do aplicativo destinada para as empresas.

Como montar um cardápio digital pelo WhatsApp Business

Com o aplicativo WhatsApp Business, donos de estabelecimentos comerciais podem vender seus produtos através da plataforma com a oferta de itens pela aba “Catálogo”.

  1. No WhatsApp Business, clique no botão de mais opções, no canto superior direito;
  2. Entre em “Ferramentas comerciais” e em seguida em “Catálogo”;
  3. Clique em “Adicionar item” para incluir um novo produto;
  4. Preencha os campos sobre o produto, com nome, descrição e valor;
  5. Clique em “Adicionar imagens” para ilustrar o produto;
  6. Ao clicar em “Salvar”, o produto passa a ser exibido no catálogo da empresa.

Para organizar a oferta de produtos no perfil comercial do WhatsApp, utilize a opção “Coleção” para criar categorias no seu cardápio digital.

  1. Entre em “Ferramentas comerciais” e em seguida em “Catálogo”;
  2. Clique em “Adicionar coleção”;
  3. Digite o nome da coleção (como “bolos” ou “salgados”) e clique em “Avançar”;
  4. Selecione os itens do catálogo que deseja inserir na coleção e clique em “Ok”.

Uma boa organização do cardápio digital é fundamental para conquistar clientes e aumentar as vendas pelo WhatsApp. Por isso, aposte em classificar os itens em categorias, com descritivos completos e imagens ilustrativas atrativas.

Gerenciamento de estoque

Os estabelecimentos podem gerenciar o estoque pela aba “Catálogo” e ocultar produtos em falta.

  1. Acesse “Ferramentas comerciais” e clique em “Catálogo”;
  2. Clique no produto que deseja ocultar;
  3. No canto superior direito, clique no botão de opções;
  4. Selecione a opção “Ocultar” e confirme;
  5. O produto fica sinalizado como oculto no catálogo do perfil comercial.

Para colocar o produto à venda de volta, basta retornar ao item, entrar nas opções e clicar em “Mostrar”. As empresas podem cadastrar até 500 itens no catálogo do WhatsApp Business.

Entre os benefícios de criar um cardápio digital no WhatsApp estão a possibilidade de compartilhar o catálogo em outras plataformas e redes sociais e enviar o cardápio atualizado para os clientes que já compraram na loja.

Experiência do cliente no WhatsApp Business

Usuários do WhatsApp podem encontrar empresas do setor de alimentação usando a ferramenta de busca do aplicativo. Para encomendar uma refeição, o cliente pode adicionar itens ao carrinho e conversar com o restaurante para definir entrega e pagamento.

  1. Entre no perfil comercial do restaurante;
  2. Veja as opções de cardápio na seção “Produtos” ou clicando na aba “Catálogo”;
  3. Clique sobre o produto para ver a descrição completa;
  4. Adicione o item ao carrinho ou selecione a opção “conversar com a empresa”;
  5. Clique em “ver carrinho” e em seguida “fazer pedido” para realizar sua encomenda.

A solicitação dos produtos é enviada para o estabelecimento em uma conversa pelo WhatsApp, através da qual será negociada a forma de pagamento e de entrega.

Serviços de cardápio digital e automação do WhatsApp

Algumas empresas prestam serviços de criação de cardápio digital com recursos de integração e automação do WhatsApp, como a utilização de assistente virtual para responder as mensagens dos clientes.

Entre essas empresas estão: Anota Aí, Menu Digital, Alloy e Meu Cardápio, com preços e planos de contratação adaptados para cada negócio — seja por volume de pedidos ou necessidades de gestão.

Elas oferecem serviços como:

  • Sistema de PDV (ponto de venda) para gerenciar as vendas online, como as do WhatsApp;
  • Cardápio digital personalizado;
  • Gerenciador de pedidos;
  • Controle de vendas;
  • Atendente virtual;
  • Módulo iFood;
  • PIX automatizado;
  • Cadastro de entregadores.

Os restaurantes devem sempre incluir o link de um cardápio digital ou site no perfil comercial do WhatsApp para aumentar a chance de seus clientes encontrarem a comida que desejam e fecharem pedidos.

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!