Restaurantes, lanchonetes e pequenos comerciantes podem montar um cardápio digital para WhatsApp para divulgar suas ofertas, atender os clientes pela plataforma e fechar pedidos.
O cardápio digital pode ser criado e organizado através do recurso de catálogo no WhatsApp Business — versão do aplicativo destinada para as empresas.
Como montar um cardápio digital pelo WhatsApp Business
Com o aplicativo WhatsApp Business, donos de estabelecimentos comerciais podem vender seus produtos através da plataforma com a oferta de itens pela aba “Catálogo”.
- No WhatsApp Business, clique no botão de mais opções, no canto superior direito;
- Entre em “Ferramentas comerciais” e em seguida em “Catálogo”;
- Clique em “Adicionar item” para incluir um novo produto;
- Preencha os campos sobre o produto, com nome, descrição e valor;
- Clique em “Adicionar imagens” para ilustrar o produto;
- Ao clicar em “Salvar”, o produto passa a ser exibido no catálogo da empresa.
Para organizar a oferta de produtos no perfil comercial do WhatsApp, utilize a opção “Coleção” para criar categorias no seu cardápio digital.
- Entre em “Ferramentas comerciais” e em seguida em “Catálogo”;
- Clique em “Adicionar coleção”;
- Digite o nome da coleção (como “bolos” ou “salgados”) e clique em “Avançar”;
- Selecione os itens do catálogo que deseja inserir na coleção e clique em “Ok”.
Uma boa organização do cardápio digital é fundamental para conquistar clientes e aumentar as vendas pelo WhatsApp. Por isso, aposte em classificar os itens em categorias, com descritivos completos e imagens ilustrativas atrativas.
Gerenciamento de estoque
Os estabelecimentos podem gerenciar o estoque pela aba “Catálogo” e ocultar produtos em falta.
- Acesse “Ferramentas comerciais” e clique em “Catálogo”;
- Clique no produto que deseja ocultar;
- No canto superior direito, clique no botão de opções;
- Selecione a opção “Ocultar” e confirme;
- O produto fica sinalizado como oculto no catálogo do perfil comercial.
Para colocar o produto à venda de volta, basta retornar ao item, entrar nas opções e clicar em “Mostrar”. As empresas podem cadastrar até 500 itens no catálogo do WhatsApp Business.
Entre os benefícios de criar um cardápio digital no WhatsApp estão a possibilidade de compartilhar o catálogo em outras plataformas e redes sociais e enviar o cardápio atualizado para os clientes que já compraram na loja.
Experiência do cliente no WhatsApp Business
Usuários do WhatsApp podem encontrar empresas do setor de alimentação usando a ferramenta de busca do aplicativo. Para encomendar uma refeição, o cliente pode adicionar itens ao carrinho e conversar com o restaurante para definir entrega e pagamento.
- Entre no perfil comercial do restaurante;
- Veja as opções de cardápio na seção “Produtos” ou clicando na aba “Catálogo”;
- Clique sobre o produto para ver a descrição completa;
- Adicione o item ao carrinho ou selecione a opção “conversar com a empresa”;
- Clique em “ver carrinho” e em seguida “fazer pedido” para realizar sua encomenda.
A solicitação dos produtos é enviada para o estabelecimento em uma conversa pelo WhatsApp, através da qual será negociada a forma de pagamento e de entrega.
Serviços de cardápio digital e automação do WhatsApp
Algumas empresas prestam serviços de criação de cardápio digital com recursos de integração e automação do WhatsApp, como a utilização de assistente virtual para responder as mensagens dos clientes.
Entre essas empresas estão: Anota Aí, Menu Digital, Alloy e Meu Cardápio, com preços e planos de contratação adaptados para cada negócio — seja por volume de pedidos ou necessidades de gestão.
Elas oferecem serviços como:
- Sistema de PDV (ponto de venda) para gerenciar as vendas online, como as do WhatsApp;
- Cardápio digital personalizado;
- Gerenciador de pedidos;
- Controle de vendas;
- Atendente virtual;
- Módulo iFood;
- PIX automatizado;
- Cadastro de entregadores.
Os restaurantes devem sempre incluir o link de um cardápio digital ou site no perfil comercial do WhatsApp para aumentar a chance de seus clientes encontrarem a comida que desejam e fecharem pedidos.