O cardápio digital é uma funcionalidade disponível para o WhatsApp Business, versão comercial do mensageiro que pode ser instalada em dispositivos Android e iPhone (iOS). Esse é um recurso útil para estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes e lojas de vestuário que precisam atualizar o seu catálogo para compartilhar com os clientes de forma rápida e prática. O recurso também é uma opção interessante para reter e gerar interesse em mais consumidores, já que os produtos permanecem visíveis perfil da empresa. A seguir, confira como funciona o cardápio digital e como incluir a ferramenta no perfil comercial do WhatsApp.
🔎 Como atualizar o WhatsApp no Android, iPhone e PC? Veja o guia completo
Catálogos no WhatsApp Business podem aumentar o fluxo de pessoas interessadas em produtos — Foto: Reprodução/Helito Beggiora
📝Como abrir duas contas de WhatsApp no notebook ao mesmo tempo? Veja no Fórum TechTudo
Como funciona o cardápio digital do WhatsApp?
O cardápio digital do WhatsApp funciona como o item físico, mas está atrelado ao mensageiro digital. Por isso, a ferramenta permite que os clientes consigam visualizar a lista de produtos oferecidos pelas empresas com mais facilidade. O recurso também pode ser enviado digitalmente pelo próprio negócio. Além disso, o cardápio permite os consumidores conseguem compartilhar esses itens com amigos ou enviar mensagens diretamente para a empresa. A versão comercial do mensageiro suporta o cadastro de até 500 produtos com a inserção de informações como nome, fotos, links e descrições detalhadas.
Cardápios digitais podem ser criados e personalizados facilmente no WhatsApp Business — Foto: Helito Beggiora/TechTudo
Como criar um cardápio no WhatsApp
Passo 1. Para criar um cardápio no WhatsApp, é preciso clicar nos três pontinhos e, em seguida, em “Ferramentas comerciais”. É importante reiterar que a ferramenta só está disponível para contas Business;
Acesso ao campo de ferramentas comerciais no aplicativo WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Passo 2. Toque no campo “Catálogo” e aperte em “Adicionar item”;
Acesso à ferramenta de catálogo do WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Passo 3. Adicione as imagens do produto, nome, preço, link e código do item. É válido pontuar que as imagens ficam sujeitas a uma análise da Política Comercial do próprio aplicativo e o anúncio fica disponível apenas após esse procedimento. Após as informações serem cadastradas, basta apertar em “Salvar” para ser adicionado ao cardápio.
Adição de imagens ao catálogo do WhatsApp Business e salvamento — Foto: Reprodução/Gisele Souza
O que é o gerenciamento de estoque?
O gerenciamento de estoque é uma forma de o negócio manter o cardápio atualizado e controlar os produtos ou serviços exibidos aos clientes. Com o recurso, é possível apagar ou ocultar algum item que esteja em falta no estoque ou que a empresa não planeje mais comercializar.
Para deixar um produto oculto, basta pressionar o item cadastrado e apertar no ícone do olho para depois clicar em “ocultar”. Caso deseje exibir novamente o anúncio, o procedimento é inverso. Pressione o item, clique no ícone de olho e, logo após, toque em “Mostrar”. Para apagar o item ou serviço definitivamente, basta pressioná-lo e apertar no ícone de lixeira para confirmar a exclusão.
Gerenciamento de estoque do aplicativo WhatsApp Business permite excluir e ocultar produtos cadastrados em catálogos — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Como fica o cardápio no WhatsApp?
Para conferir como ficou o cardápio no WhatsApp Business, o próprio empreendedor ou cliente precisa clicar no perfil da empresa para obter mais informações. Em seguida, é possível ver os itens cadastrados no catálogo dentro do campo “Produtos”. Ao clicar em “Ver tudo” é possível conferir todos os itens.
Conferindo catálogo do WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Com informações de WhatsApp.
Veja também: como não receber mensagem no WhatsApp com a internet ligada?
Como não receber mensagem no WhatsApp com a internet ligada?