A conta Gov.br bloqueada pode ser um grande inconveniente. Afinal, a plataforma dá acesso a inúmeros serviços do Governo Federal, incluindo os portais Meu INSS, Meu Imposto de Renda, Meu Sus Digital, FGTS e também a recursos como assinatura digital, certidões, carteira de documentos, auxílios e muitos outros. A conta do Gov.br pode ser bloqueada por vários motivos, em especial quando tentam acessá-la várias vezes em um curto período utilizando uma senha incorreta. A seguir, entenda melhor o que pode causar o bloqueio da conta Gov.br, como recuperar o acesso e como alterar o nível para prata e ouro.
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Por que a conta Gov.br foi bloqueada?
Uma conta do Gov.br pode ser bloqueada por diversos motivos, porém, o mais comum é por excesso de tentativas de acesso. Assim como acontece em bancos digitais, se alguém tentar entrar na conta Gov.br e errar a senha por quatro vezes em um curto tempo, essa conta é bloqueada por motivos de segurança. Isso acontece para evitar que pessoas mal-intencionadas consigam ter acesso aos dados e serviços que usam essa conta, podendo causar enormes transtornos para o usuário.
Outros motivos que podem causar o bloqueio da conta Gov.br são um longo período de inatividade, senha pouco segura ou atividade suspeita na conta. Quando o perfil do Gov.br é bloqueado, o usuário verá uma notificação de erro, que pode ser “ERL0002600” ou “ERL0000500”, e também um e-mail avisando sobre o bloqueio da conta. Neste caso, o ideal é aguardar um tempo para o sistema desbloquear o acesso ou tentar recuperar a senha da conta.
Como desbloquear conta Gov.br
Passo 1. Acesse o link “https://www.gov.br/pt-br” – sem aspas – e clique em “Entrar com o Gov.br”, no canto superior direito da tela;
Passo 2. Na página seguinte, insira o seu CPF no local indicado e clique em “Continuar”;
Passo 3. Depois, clique em “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha.
Passo 4. Por fim, será necessário acessar o aplicativo do Gov.br no seu celular e clicar em “Ler QR Code”. No computador, selecione a opção “Gerar QR Code” e aponte a câmera do celular para o código. Depois, faça o reconhecimento facial pelo celular, seguindo os passos indicados na tela.
Outras formas de desbloquear conta Gov.br
Caso não queira fazer a recuperação pelo reconhecimento facial ou o sistema não te ofereça a opção de recuperar a conta pela biometria, é possível tentar outros métodos. Para isso, clique em “Recuperar da outra forma”. Quem tem uma conta nível Prata, pode tentar fazer o login através do banco cadastrado. Se a conta for Bronze, o usuário pode solicitar que um código seja enviado por e-mail ou SMS.
Se nenhum desses métodos funcionar, ainda é possível preencher um formulário solicitando a recuperação pelo link “https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-atendimento-conta-gov.br” sem aspas. Neste caso, será preciso enviar documentos para comprovar a identidade e aguardar alguns dias para o pedido ser analisado. Vale ressaltar que escolher qualquer método de recuperação que não seja o reconhecimento facial pode rebaixar o nível de segurança da conta.
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