O Cadastro Único (CadÚnico) é uma plataforma do Governo Federal que permite acompanhar a situação de vulnerabilidade das famílias de baixa renda brasileiras. A ferramenta é utilizada para oferecer programas sociais que asseguram a inclusão por meio de auxílio financeiro, auxílio moradia, assistência médica, dentre outros. Famílias inscritas no programa devem manter o registro atualizado para garantir o acesso aos benefícios. Veja, a seguir, como consultar e atualizar o cadastro.
🔎Como encontrar o CRAS mais perto de casa? Veja o passo a passo online
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A consulta ao CadÚnico pode ser feita na web ou pelo aplicativo no celular; saiba como — Foto: Laura Storino/TechTudo
📝WhatsApp Web: função anexar documento não está funcionando. Como resolver? Veja no Fórum do TechTudo
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um sistema de registro criado pelo Governo Federal. Famílias brasileiras de baixa renda podem se cadastrar para receber benefícios sociais ou participar de programas do governo estadual e municipal. Além disso, o governo tem acesso a informações que permitem conhecer as condições de vida e desenvolver novos programas sociais voltados para as necessidades desse público, dentre outras demandas relacionadas aos programas sociais.
Famílias registradas no CadÚnico podem ser consideradas para participar de programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Auxílio Gás, Pé de Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira da Pessoa Idosa, Água Para Todos (Cisternas), Isenção de Taxa em Concursos Públicos,dentre outros.
Por que atualizar o CadÚnico?
Mesmo após realizar o registro no Cadastro Único, é preciso manter as informações da família em dia para garantir o recebimento dos benefícios e assegurar a inclusão em novos programas. Toda mudança nos dados pessoais, como novo endereço, nova escola das crianças, novos membros da família ou moradores da casa e mudança de emprego requerem atualização do cadastro. Recomenda-se que as famílias atualizem o registro com determinada frequência.
Como consultar o Cadastro Único?
- Passo 1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular e faça download do app Cadastro Único;
- Passo 2. Faça login com a sua conta gov.br;
- Passo 3. Clique em “Consulta Simples”;
- Passo 4. Informe os dados de identificação e clique em “Continuar”.
Aplicativo Cadastro Único no Android — Foto: Reprodução/Millena Borges
Como atualizar o CadÚnico?
- Passo 1. No aplicativo Cadastro Único, faça login com a sua conta gov.br;
- Passo 2. Selecione a opção “Atualização cadastral por confirmação”;
- Passo 3. Informe os dados solicitados pelo aplicativo.
Aplicativo Cadastro Único — Foto: Reprodução/Millena Borges
Como se inscrever no Cadastro Único?
A inscrição no CadÚnico é gratuita e requer que o responsável pela família compareça a um posto de atendimento na cidade onde reside com os documentos de todas as pessoas que moram com ele. Para encontrar o posto de atendimento mais próximo, recomenda-se buscar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor do Bolsa Família.
Documentos necessários para cadastrar o responsável familiar:
- Documento de identificação com foto (ex.: carteira de identidade);
- CPF ou título de eleitor;
- Comprovante de residência (ex.: conta de luz).
Documentos necessários para cadastrar os membros da família:
- Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- CPF.
Veja também: Aposentadoria muda em 2024; como saber quanto tempo falta?
Aposentadoria muda em 2024; como saber quanto tempo falta?