Como a Califórnia quer mudar as políticas ambientais do planeta

O estado americano da Califórnia planeja aprovar medidas para incentivar o uso de energia limpa e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, bem como exigir que empresas bilionárias divulguem suas emissões. Se aprovada, a legislação pode influenciar a política climática global.

Em setembro de 2022, a Califórnia comprometeu-se a atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2045. Para isso, foi feito um investimento em veículos de emissão zero e a criação de um caminho para que a rede elétrica do estado seja alimentada por energia limpa nas próximas duas décadas.

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No entanto, as medidas enfrentam oposição de políticos republicanos e líderes da indústria petrolífera do estado. Uma lei que proibiria novos poços de petróleo e gás há 3.200 pés (cerca de 975 metros) de residências, hospitais e escolas está em espera até que os eleitores considerem uma medida de votação em 2024 para derrubá-la.

Grupos ambientalistas argumentam que, com o aumento da temperatura global e muitas comunidades de baixa renda sufocando com poluentes tóxicos, o estado deve implementar políticas ousadas e ambiciosas que limpem água e ar, eliminem gradualmente combustíveis fósseis e invistam em energia limpa.

Podemos reduzir drasticamente a poluição climática, podemos começar a eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, podemos aumentar amplamente a implantação de energia solar e eólica. Não há outra opção.

Ellie Cohen, CEO do Climate Center

Enquanto isso, a Câmara de Comércio da Califórnia se opôs a várias medidas propostas pelos democratas nesta sessão, chamando algumas delas de “assassinas de empregos”.

A Western States Petroleum Industry — Indústria Petrolífera dos Estados do Oeste, em tradução livre — também se opôs a uma lei de março voltada para práticas abusivas de preços pelas empresas de petróleo.

Limites de preços, impostos e penalidades semelhantes a impostos não aumentam a oferta ou reduzem os preços, mas podem ter o efeito oposto — menos investimento, menos oferta de gasolina e, em última análise, custos mais altos para os californianos.

Catherine Reheis-Boyd, presidente da Western States Petroleum Industry

Apesar do estabelecimento de metas ambiciosas de clima para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, vários legisladores expressaram preocupação de que a tecnologia e a infraestrutura necessárias para atender tais metas ainda não existam.

Tendo isso em mente, a senadora estadual democrata Nancy Skinner apresentou um projeto de lei este ano que exigiria que qualquer novo veículo elétrico vendido na Califórnia a partir de 2027 fosse equipado com a capacidade de carregamento bidirecional. Isso significa que ele pode servir como uma bateria reserva para uma casa durante quedas de energia.

Os proprietários de veículos elétricos com essa capacidade também poderiam usá-los para reduzir suas contas de eletricidade durante as temporadas de tarifa de pico.

Por que desperdiçar essa bateria? Por que comprar um pacote de bateria para sua casa quando seu veículo elétrico pode fazer isso?

Nancy Skinner, senadora estadual democrata

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Fonte: Olhar Digital

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