Comitê da dengue promove 2ª reunião do ano para definir composição de membros e apresentação dos índices de TL


A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira (15) a 2ª reunião do ano do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).

Na abertura do evento, a presidente do Comitê, a coordenadora de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, discursou a respeito da função do órgão e sua importância para a sociedade, além de iniciar a atualização dos membros e entidades que vão compor a gestão 2023 do Comitê que será oficializado em decreto.

INDICADORES

Foram apresentados pelo coordenador de Endemias da SMS, Alcides Ferreira, os indicadores do Município referente à dengue no mês de janeiro.

No primeiro mês do ano, a SMS visitou 31.625 residências três-lagoenses, foram detectados 89 pontos positivos com incidência do Aedes aegypti, sendo 72 em residências, 9 em pontos comerciais e 8 em terrenos baldios, com isso, Três Lagoas mantém o índice de 80,7% de focos nas residências.
O bairro Vila Nova é a região que registra o maior número de pessoas positivas para dengue, com 38 casos, seguido pelo Santos Dumont, 31 notificações e São Carlos com 28 casos. Ao todo a cidade possui 236 pessoas infectadas.

Em relação ao Mutirão da Limpeza, ação da Prefeitura para erradicar possíveis pontos de criadouros do mosquito, até a quinta etapa de 2023 foram recolhidas 233 caçambas de lixos, que equivalem a 816 toneladas.

PARTICIPANTES

Estiveram presentes na reunião, representando a Prefeitura além dos setores da SMS, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Defesa Civil. E representando outras instituições e entidades, Conselho Municipal de Saúde, Núcleo Regional de Saúde/Vetores, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), Associação de Bairro Interlagos, Rotary Club de Três Lagoas, Polícia Civil, Suzano, AEMS, Lions Clube Três Lagoas, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Grupo Assistencial Espírita – A Candeia, 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM).

Também discursaram durante a reunião do Comitê, os setores da SMS de Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Vigilância Ambiental e Promoção da Saúde, apresentando as ações desenvolvidas no Município de combate à dengue, como as atividades educativas nas escolas e iniciativa privada. Posteriormente a SEMEA discursou a respeito do serviço de descarte de lixos, outros materiais inservíveis e reciclagem e por sim, a SEINTRA que abordou como funciona o trabalho de fiscalização nos terrenos baldios.

No final das apresentações da diretoria do Comitê, os representantes do Núcleo Regional; A Candeias; Lions Club; Sest/Senat; Senac; Suzano e AEMS usaram a palavra para apresentar ideias e explicar as ações desenvolvidas por eles no combate da dengue.



Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!