Com Copa e Black Friday, gigantes do varejo e e-commerce apostam em lives e referências ao futebol

Live da Amazon Brasil, produzida pela NWB e que contou com a participação do canal Desimpedidos – Reprodução / Twitter @desimpedidos

A mudança no calendário da Copa do Mundo, para que pudesse ocorrer na época de tempo mais ameno no Catar – país onde o calor costuma ser abrasador -, fez com que o maior evento do futebol no planeta coincidisse também com a Black Friday, data em que o comércio, em diversos países (o Brasil incluso), realiza promoções com descontos significativos nos preços de inúmeros produtos.  

No “país do futebol”, com a Black Friday caindo neste ano em 25 de novembro, justamente no dia seguinte à estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, a associação com o esporte acaba se tornando quase que uma obrigação para as marcas.  

Lives

As grandes redes de varejo e empresas de e-commerce têm apostado nessa referência ao mundial, na tentativa de engajar o torcedor brasileiro também na maratona do consumo. Algumas jogam ainda suas fichas em lives com influenciadores famosos, como forma de aumentar ainda mais a mobilização do público.  

A Americanas, por exemplo, escalou o narrador Galvão Bueno – que narra o jogo do Brasil contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24) – para anunciar sua Red Friday, referência à cor da logo da marca.

O slogan da campanha é “Haaaja promoção”, releitura de um dos mais famosos bordões do locutor da Globo. Na noite desta quarta, a partir das 21h, ela também realiza uma live no YouTube, TikTok, Facebook e no app na loja, com a presença de influenciadores conhecidos, como o botafoguense Felipe Neto.  

Já a Amazon Brasil resolveu mergulhar de cabeça no universo do futebol, como forma de atrair consumidores. Na quarta-feira (23), a plataforma realizou uma live da Black Friday, com as participações de Fred e Chico Pedrotti, do Canal Desimpedidos.  

A realização da live ficou sob responsabilidade da produtora NWB, com direito a conexão entre espectadores, marcas e criadores, além de interação dos usuários no chat com os influenciadores para tirar dúvidas. Foram oito canais transmitindo a programação simultaneamente no YouTube, sendo um no canal Amazon e em mais sete canais de criadores da content tech.  

Referências esportivas 

Mesmo quem não realizou live aproveitou o Mundial do Catar para fazer suas ativações futebolísticas. O Magalu, por exemplo, utilizou a cores verde, amarela e azul no site, em alusão à seleção. No Instagram, a empresa anunciou a promoção em parceria com a Samsung, com direito um encontro entre as personas virtuais das duas marcas (Lu e Sam), para anunciar promoção envolvendo TVs 4K de LED.  

Os televisores, aliás, são uma das grandes esperanças das redes de varejo e e-commerce nesta Back Friday. Em geral, as seções dos sites que trazem referências à Copa do Mundo trazem aparelhos de TV de última geração, em destaque.  

Caso do Carrefour, com seu “Timaço da Black”, que é visualizado assim que o consumidor acessa a página da rede de hipermercados. A Havan, que nesta semana anunciou seus planos de abandonar de vez os patrocínios esportivos, não deixou de dedicar em sua Black Friday uma alusão ao maior evento do futebol mundial. Na seção “Preparação pra Copa”, os itens em destaque são TVs 4K e modelos de camisas não oficiais para as pessoas torcerem pelo Brasil (e afins).  

O Mercado Livre utilizou a expressão “tá on” (popularizada por Neymar) para anunciar sua Black Friday, que conta com a promoção Golaço de Ofertas”. Além de TVs e artigos esportivos, com destaque para a parceria da empresa com a Adidas para a venda de produtos oficiais, a plataforma ofere descontos de até 50% e frete grátis para compras a partir de R$ 199, na categoria supermercado, que inclui bebidas. Nas demais, a entrega gratuita é partir de R$ 79.  

A Shopee aproveitou o clima de Copa para lançar sua “Torcida Shô”, com frete grátis para produtos com selo, nos pedidos acima de R$ 39 (a condição é que o custo da entrega seja de até R$ 20). Entre os itens em destaque na promoção estão cervejas, petiscos, destilados, artigos de decoração relacionados ao Mundial e roupas nas cores verde e amarela.

Sites especializados em produtos esportivos como Centauro e Netshoes também pegaram o embalo na expectativa em torno da Copa do Mundo para destacar produtos oficiais da seleção brasileira e publicar conteúdos nas redes, relacionados à competição.  

Patrocinadores da seleção brasileira 

Empresas que patrocinam a seleção brasileira lançaram promoções da Black Friday relacionadas à Copa do Mundo. Caso, por exemplo, da GOL Linhas Aéreas, que anunciou descontos em passagens, durante os jogos do Brasil na Copa.  

Já a rede de farmácias Pague Menos informou que divulgará cupons de descontos da Black Friday em suas redes sociais, no intervalo da partida da seleção brasileira contra a Sérvia.  

Fonte: Máquina do Esporte

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