fbpx
Ciência e tecnologia

Ciência revela forma certa de por ketchup nos alimentos (sem acidentes!)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe-se de dar pancadas no fundo da embalagem ou de dar sacudidelas frenéticas ao frasco do ketchup. Como?

Segundo uma reportagem realizada pela BBC News, um grupo de engenheiros da Universidade de Melbourne, na Austrália, resolveu investigar por que é tão difícil deitar o molho nos alimentos e tentou descobrir qual a melhor forma de fazê-lo.

“Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o ketchup não é um líquido”, alerta Anthony Stickland, engenheiro da universidade, àquela publicação.

“É um sólido frágil, que só se move quando recebe a quantidade correta de força”, afirma.

Stickland explica que uma das características de um sólido frágil é que se rompe bruscamente – e com facilidade – sem se deformar.

“Como a pasta de dentes, a sua constituição é muito diferente daquela de um líquido comum dentro de um recipiente”, acrescenta.

Siga estas três etapas

Surpreendentemente (para muitos) o ketchup é um originário da China, comercializado no século XIX pelo americano Henry J. Heinz, tal como o conhecemos até aos dias de hoje.

Embora as embalagens plásticas e as pequenas embalagens de plástico tenham facilitado o seu consumo, os respingos e manchas continuam a ser uma realidade temida.

Stickland recomenda que siga três passos para que o produto saia da embalagem eficazmente.

1) Agite: “Agite o frasco tampado, para que a parte sólida se misture à aquosa e assim produza um fluxo mais suave do molho”, diz.

2) Vire: Essa etapa tem como objetivo fazer com que o conteúdo chegue até ao gargalo – para tal, vire o frasco.

3) Retire a tampa e bata no fundo: Como se trata do movimento mais complexo para a maioria das pessoas, explica o engenheiro, acaba por exigir um maior cuidado.

“Esta é a parte enganosa: se a pessoa usa muita força, vai acabar por se sujar, e se não o fizer, o molho não sairá por si só”, diz Stickland.

“A melhor maneira é inclinar o frasco ou garrafa num ângulo de 45 graus sobre o alimento, retirar a tampa e bater suavemente no fundo para que o conteúdo se mova”, acrescenta.

A ideia, segundo o engenheiro, é ir aumentando a força das pancadas no fundo do frasco até que o molho saia.



Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios