fbpx
Ciência e tecnologia

Ciência começa a enxergar o futuro em que a metástase será não letal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que no passado era considerado uma condenação sem volta, atualmente já pode ser visto como uma situação crônica, mas não necessariamente letal: os casos de câncer quanto atingem o estado de metástase, em que as células do tumor principal se espalham por outros órgãos, anos atrás eram considerados intratáveis. Novos estudos, porém, mostram que o processo de metástase é muito mais complexo e heterogêneo do que imaginávamos – que as células tumorais não são em nada iguais, e com isso os processos de pesquisa e tratamento podem também se complexificar e especificar, para enfrentar esse assombroso mas não invencível inimigo.

Imagens: Divulgação

A descoberta das profundas diferenças entre células tumorais – às vezes separadas por milímetros somente – indicam que um só medicamento para conter um câncer será improvável em um futuro próximo; o desejo é o de tornar a doença crônica como é hoje o HVI, algo com o qual se pode viver e conviver de forma controlada e até mesmo saudável. Um dos elementos pesquisados atualmente é a relação entre o tumor e o ambiente em que está inserido: a ideia é que em um futuro próximo combinações de medicamentos possam atacar não só o tumor, mas também sua relação com seu microambiente, a fim de frear a metástase.

Imagens: Divulgação

Da mesma forma, estudos vêm observando a influência de tipos de dieta sobre o comportamento dos tumores. Pesquisas sugerem que o consumo de certas proteínas e gorduras podem estar alinhados à presença de metástases mais agressivas – a ideia é entender esse efeito em nível molecular para se poder desenhar dietas específicas para cada caso da doença. As novidades ainda são embrionárias e precisam de muito trabalho para se tornarem medicamentos ou medidas efetivas, mas tratam-se de excelentes notícias para um quadro que até pouco tempo atrás era considerado incontornável.

 Imagens: Divulgação



Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios