China testa sistema para evitar que seus foguetes caiam sem controle

A China está trabalhando em um recurso para evitar que seus foguetes façam reentradas descontroladas — ou, em outras palavras, que caiam. A Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALT) criou um sistema de paraquedas, que promete ser usado para direcionar os propulsores dos foguetes a locais de pouso.

O dispositivo é formado por um subsistema elétrico, otimizado para reduzir o volume e peso geral. Ele foi projetado para abrir o paraquedas automaticamente à determinada altitude, direcionando o propulsor do foguete até a área de pouso escolhida.

Segundo a CALT, o sistema foi testado na sexta (9), quando um foguete Long March-3B (CZ-3B) lançou um satélite de navegação ao espaço. Os dados dos testes e dos detritos deixados pela reentrada mostraram que o sistema ajudou a diminuir em 80% o alcance da área de pouso do booster.

Os resultados sugerem que o novo recurso tem potencial, principalmente para abrir o caminho para o desenvolvimento de outras tecnologias de controle de pouso. Ao ser integrado à família dos foguetes CZ-3 e CZ-5, as equipes das missões da China devem ter maior controle sobre os locais de pouso dos estágios.

O sistema foi desenvolvido após vários foguetes da China realizarem reentradas sem controle, rendendo críticas internacionais. Algo do tipo aconteceu no ano passado, com o estágio de um foguete Long March 5B.

Ele foi usado no lançamento do último módulo da estação espacial Tiangong. Sem sinal de que o booster faria uma reentrada segura, autoridades decidiram fechar o espaço aéreo em partes da Espanha e França.

Fonte: CGTN

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!