A minissérie Chernobyl, original da HBO Max, aborda o acidente nuclear da famosa usina ocorrido em 1986, além das trágicas consequências para a população do norte da Ucrânia. O suspense histórico estreou de 2019 com nomes como Stellan Skarsgård (Thor) e Jesse Buckely (Beast) no elenco. Já o roteiro é assinado por Craig Mazin (The Last of Us) e foca em oferecer uma narrativa cheia de reflexões acerca das responsabilidades e efeitos decorrentes de um desastre nuclear.
Com um total de apenas cinco episódios, Chernobyl foi sucesso de crítica e público, ocupando ate hoje uma posição na lista das séries mais bem avaliadas do IMDb. Veja, a seguir, mais detalhes sobre a minissérie.
🎬 HBO Max: 10 bons filmes e séries que você não pode terminar 2023 sem assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Em abril de 1986, um acidente trágico aconteceu na Usina de Chernobyl, ao norte da Ucrânica. Na série, acompanhamos os esforços de diversos personagens para lidar com as consequências desse fato. A minissérie se debruça, sobretudo, nas ações do cientista Valery Legasov (Jared Harris), que liderava o contingenciamento das consequências da explosão. Entretanto, a trama revela aos poucos e os papéis de cada um dos personagem envolvidos nos desdobramentos do acidente que chocou o mundo.
Além de já tocar em um ponto sensível da história, Chernobyl também traz a perspectiva dos envolvidos diretamente no acidente, como vítimas e pessoas tidas como heroicas ao arriscar a vida em meio a radiação durante os resgates. A produção explora desde as falhas que levaram à catástrofe até as questões políticas que rodeavam o evento na época.
Além do protagonista Jared Harris (The Crown) e Stellan Skarsgård, o elenco também conta com nomes de peso como Emily Watson (Dragão Vermelho), Jessie Buckley, Adam Nagaitis (The Terror) como Vasily Ignatenko, Paul Ritter (007 – Quantum of Solace) no papel de Anatoly Dyatlov, Robert Emms (Andor) dando vida a Leonid Toptunov e Sam Troughton (Alien vs. Predador) como Alexandr Akimov.
Como mais uma produção original HBO de sucesso, a série não deixou a desejar com a audiência e crítica. Chernobyl alcançou 95% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. De acordo com o consenso do site, “Chernobyl fascina com um pavor arrepiante que nunca se dissipa, dramatizando uma tragédia nacional com arte excelente e dissecando de forma inteligente da podridão institucional”. No IMDb a nota chegou a 9.3, ficando na frente de séries consagradas como Game of Thrones e The Office.
Vale ressaltar, ainda, que além de ganhar 10 premiações no Emmy Awards, a minissérie também levou prêmios durante o Golden Globe e BAFTA, bem como em outras premiações por atuação, direção, efeitos visuais e outras categorias.
Confira o trailer oficial de Chernobyl
Veja também: HBO Max: Tudo que você precisa saber
HBO MAX: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!