CEO da Intel descarta CPUs ARM da Nvidia e AMD como ameaças

Durante divulgação de resultados financeiros a investidores, Pat Gelsinger, CEO da Intel, comentou sobre os projetos da Nvidia e AMD de lançar processadores ARM para PC. Segundo ele, a iniciativa não representa ameaça para a Intel, e tampouco interfere no atual planejamento interno da empresa.

As CPUs baseadas na arquitetura ARM já são uma realidade no PC, mas salvo pelos dispositivos da Apple, com ecossistema próprio, elas se mantêm um produto de nicho. O presidente executivo do Time Azul ainda relembrou que a própria Intel chegou a lançar CPUs ARM em 2012, mas nunca avançou muito com os projetos por falta de demanda.

“Clientes com alterativas ARM e Windows, geralmente, representam papéis bem insignificantes no mercado de PCs”, afirmou Gelsinger.

Continua após a publicidade

Mais desempenho e eficiência energética

Desde que a Apple abandonou o padrão x86 — e os processadores Intel Core — em 2020, suas linhas de Macbooks, MacPro e iPads vêm recebendo excelentes críticas. Muito disso porque a arquitetura, adotada amplamente em smartphones, entrega excelente desempenho e é mais eficiente energeticamente que o padrão x86 (x64).

Por essa razão, inclusive, analistas do mercado acreditam que a transição para a arquitetura é inevitável, e o movimento da Nvidia e AMD só reforça essa tendência. Recentemente, a Intel fechou parceria com a ARM para acelerar o desenvolvimento de sua litografia em 1,8nm, sugerindo que, mesmo com afirmações de Gelsinger, a Intel também está, até certo ponto, ensaiando essa migração.

Continua após a publicidade

Desde os processadores Intel Alder Lake de 12ª geração, a empresa já adotou arquitetura de CPU híbrida big.LITTLE. Apesar de ainda serem, essencialmente, CPUs x86, é provável que a empresa esteja apenas segurando uma migração oficial para o momento que houver uma pressão maior do mercado.

🛒Compre Processador Intel Core i9-14900K, 14ª Geração com o melhor preço!

🛒Compre Processador Intel Core i7-13700K, 13ª Geração com o melhor preço!

Continua após a publicidade

Vale lembrar que algo similar aconteceu com a contagem de núcleos. Por algumas gerações ela ficou travada em quad-core, mesmo nos modelos topo de linha, até que a AMD lançasse seus processadores Ryzen com contagem superior desde as CPUs de entrada.

Fonte: PC Magazine

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!