Celular reconhece o chip, mas fica sem sinal? Saiba como resolver

Trocar de chip deveria ser um processo simples e fácil — seja para viagens internacionais ou mesmo na hora de trocar de operadora, ou número. Contudo, é possível que o chip seja reconhecido, mas você fique sem sinal. Então, o que fazer?

Vou apresentar algumas soluções básicas que você pode testar no dia-a-dia. Essas sugestões são indicadas tanto para aparelhos Android quanto iOS.

Reinicie o celular

Um dos procedimentos mais utilizados e também recomendado é sempre reiniciar o celular. Após colocar o novo chip, tente desligar e ligar novamente o dispositivo com ele inserido.

Por vezes, o aparelho pode estar desatualizado e o sistema operacional não consegue reconhecer o chip.

Limpe os componentes

Outra alternativa seria justamente abrir a gaveta de chip e limpar a região e também o próprio SIM. Obviamente, sem usar água, apenas um algodão macio para remover alguns resíduos ou gordura.

Esses resíduos podem prejudicar o funcionamento normal do chip e pode resolve o problema sem muitas dores de cabeça.

Teste o SIM em outro celular

Para descobrir se o problema é o seu celular, você pode tentar colocar o chip em outro telefone. Se estiver funcionando corretamente no outro aparelho, é sinal de que a incompatibilidade está no seu smartphone.

Escolha a rede manualmente

Um passo que pode ser testado é o de buscar, manualmente, a rede doméstica de telefone. De fábrica, os celulares vêm configurados para fazer essa busca automaticamente.

Contudo, ao trocar o cartão SIM, eles podem ter dificuldades para localizar uma nova rede. Por isso, você pode pesquisar como reconectá-lo, mas a orientação básica é: acessar as “configurações”, depois “redes móveis” e, por fim, “operadoras de rede”. Selecione então a operadora do seu chip.

Verifique a área de cobertura

Ainda no quesito conexão, é possível que você se encontre numa área sem cobertura da nova operadora. Ou seja, seu celular está literalmente sem sinal.

Pode ser uma opção ir até uma região que já é conhecida por ter cobertura daquele serviço para fazer o teste.

Inclusive, você pode entrar em contato com a operadora e conferir se estão passando por alguma manutenção ou dificuldades técnicas no momento do teste.

Assim, temos alguns números para cada uma:

  • Claro: 1052
  • TIM: 1056
  • Vivo: 1058

Confira o IMEI do celular

Essa dica vale especialmente para aparelhos comprados no mercado de usados e semi-novos.

Você pode investigar o número IMEI do celular que deseja instalar o novo chip. Ele funciona como um código único do seu smartphone, quase como um CPF. De forma que é possível rastrear e bloquear o aparelho em posse dessa informação.

Assim, para descobrir a situação do IMEI, você pode digitar no teclado numérico a sequência * # 06 # *, então um número deverá aparecer na tela.

Contudo, se aparecer uma mensagem de “desconhecido” é sinal de que talvez o celular tenha sido bloqueado. Isso pode significar que ele foi roubado ou perdido. Nesses casos, o dono anterior pode ter bloqueado o celular, e ele ficará inutilizado indefinidamente.

Resete para configurações de fábrica

Uma última tentativa é fazer uma restauração de fábrica. Isso apaga todas as informações e ajustes realizados. Portanto, não deixe de fazer backup dos seu dados antes de tentar esse procedimento.

Caso tenha alguma dúvida de como fazer isso, confira tutoriais de como formatar um celular Android e como formatar o iPhone.

Feito isso, tente novamente inserir e usar o chip novo. Se persistir a falta de sinal é necessário levar a uma assistência técnica autorizada ou mesmo na loja que comprou o dispositivo.

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!