A ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) divulgou o mais recente balanço do setor de locação de carros e revelou que, assim como todo o mercado automotivo, o segmento também caminha a passos largos para a eletrificação da frota.
Segundo o órgão, o número de carros 0km híbridos plug-in ou 100% elétricos emplacados em 2022 quase dobrou no comparativo com o ano anterior. Foram 3.309 unidades registradas para locação contra 1.751 de 2021. Um aumento de 88,9% nas compras de eletrificados voltadas para o setor.
Na visão do conselheiro da ABLA Paulo Miguel Júnior, os números são indicativos incontestáveis de que o caminho para a descarbonização da frota está bem traçado também no setor que trabalha com locação de automóveis.
“É visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”, resumiu, durante a coletiva de imprensa realizada após a divulgação dos resultados.
São Paulo é 2º em ranking de locadoras “eletrificadas”
O recorte apresentado pela ABLA mostrou também quais estados lideram atualmente a corrida pela eletrificação total das frotas no setor das locadoras. E São Paulo, que fechou 2022 na liderança em número de veículos híbridos e plug-in emplacados, surpreendentemente não ocupa a ponta no setor de locadoras.
Os paulistas estão na segunda posição, com 1.294 carros emplacados, contra 2.185 de Minas Gerais. Atualmente há 3.914 veículos eletrificados em locadoras da região Sudeste, de um total de 5.684 unidades registradas por todo o Brasil.
Fonte: ABLA