Brasil deve aceitar convite da Opep mas sem cota de produção, diz presidente da Petrobras

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Brasil deve aceitar o convite para ingressar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) mas sem participar do sistema de cotas de produção, segundo o presidente da Petrobras Jean Paul Prates. O país, segundo ele, deve ingressar no grupo com um papel de cooperação e observação das decisões.

A Opep+ é uma espécie de “versão estendida” da Opep, o cartel dos exportadores de petróleo.

“Eles chamam outros países que não têm direito a voto e não são impostas cotas a esses países. Jamais participaríamos de uma entidade que estabelecesse cota para o Brasil, ainda mais com o apoio da Petrobras, que é uma empresa aberta no mercado e não pode ter cota”, disse Prates, segundo a agência Reuters.

O Brasil, um dos dez maiores exportadores de petróleo do mundo, recebeu o convite para se tornar aliado da Opep. A proposta está sendo analisada pelo ministro Alexandre Silveira, informou o Ministério de Minas e Energia.

Apesar da posição de Prates e análise de Silveira, a decisão final é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O convite aconteceu em visita da comitiva brasileira, com a presença do presidente e do ministro, ao Oriente Médio para a Cúpula do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes.

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!