Bradesco pode ter exposto dados de clientes de unidade dos EUA

O banco Bradesco informou nesta terça-feira (18) ter sido vítima de um incidente cibernético que pode ter comprometido dados de funcionários e clientes. O caso aconteceu em uma corretora da empresa em Nova York, nos Estados Unidos, com uma possível visualização não autorizada de dados internos por cibercriminosos. O caráter do caso, com o tipo de possível ataque sofrido pela instituição, não foi revelado.

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A notícia veio em um comunicado ao mercado, que não traz muitos detalhes sobre o que aconteceu. O Bradesco, por exemplo, não disse exatamente quais foram os dados potencialmente acessados, indicando apenas que eles pertencem a funcionários, administrativos e clientes da subsidiária, que faz a intermediação de negócios de investidores estrangeiros no Brasil.

Por outro lado, o incidente de segurança não teria colocado em risco a integridade de seus sistemas usados em transações nem causado indisponibilidade ou interrupção de sistemas ou de operações da empresa. Segundo o Bradesco, toda a estrutura segue funcionando normalmente, sem que outras unidades de negócios, incluindo aquelas funcionando em nosso país, fossem atingidas — isso vale, inclusive, para as operações bancárias tradicionais, onde não há indício de exposição de dados de clientes.


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Incidente de segurança atingiu unidade do Bradesco nos EUA, com poucos detalhes divulgados; dados de clientes bancários brasileiros não teriam sido acessados como parte do possível comprometimento (Imagem: FLY:D/Unsplash)

A promessa do comunicado, assinado pelo diretor executivo e vice-presidente do Bradesco, Moacir Nachbar Junior, é de que mais informações serão divulgadas assim que disponíveis, enquanto os protocolos de mitigação do incidente e investigação já foram acionados. As autoridades competentes também foram informadas, enquanto o comunicado ao mercado também faz o mesmo quanto aos acionistas do banco.

O novo incidente vem pouco mais de um ano depois do vazamento de informações de 53 mil clientes da Bradesco Financiamentos, em maio de 2022. Na ocasião, a empresa disse ter entrado em contato com todos os clientes atingidos, e enquanto o caráter dos dados acessados não foi divulgado, o pronunciamento indicava que eles não traziam risco a transações e sistemas dos usuários.

A atenção é essencial aos indivíduos que têm seus dados potencialmente comprometidos. É sempre bom ficar de olho em faturas de cartão de crédito e tentativas de acesso a sistemas financeiros, redes sociais, e-mails e outras plataformas sensíveis. Serviços de proteção de identidade também podem ser usados por clientes de padrão mais alto, com monitoramento quanto a possíveis fraudes ou uso indevido de dados pessoais por cibercriminosos.

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