Bolsonaro defende inclusão de novos setores na desoneração da folha de pagamento

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Isac Nobrega/Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pode incluir mais setores na desoneração da folha de pagamento. A declaração foi feita a empresários nesta terça-feira (20) durante a sabatina promovida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Atualmente, a desoneração da folha de pagamento abrange os 17 setores que mais empregam no país. A iniciativa ficará em vigor até 31 de dezembro de 2023.

Com isso, as empresas dos setores listados substituem a contribuição previdenciária de 20% sobre os salários dos empregados por uma alíquota sobre a receita bruta, que pode variar de 1% a 4,5%. Isso gera anualmente uma renúncia de receitas de cerca de R$ 9 bilhões ao ano.

“O que eu vejo nessa questão? Tem a visão da economia, do Paulo Guedes e a minha: nós estamos batendo recordes de arrecadação no Brasil. A gente não precisa voltar a cobrar, inserir 20% na folha de salário. Continuam esses setores, de 1% a 4,5%, 17 setores, e pode, no meu entender, agregar alguns setores”, disse Bolsonaro.

O chefe do Executivo afirmou ainda que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve aceitar a inclusão de outros setores na iniciativa. “Acredito que o Paulo Guedes vá aceitar a inclusão de mais categorias nessa pauta da desoneração, até porque estamos batendo recorde de arrecadação”, completou.



Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!