Bizarro: cão robô hackeado anda nas pernas traseiras; assista ao vídeo

Pesquisadores do Worcester Polytechnic Institute (WPI) e da ShanghaiTech University desenvolveram uma solução pronta para uso que permite que robôs quadrúpedes acelerem a evolução, relata o IEEE Spectrum – e os resultados são assustadores.

A modificação destina-se a permitir que praticamente qualquer quadrúpede ande sobre duas pernas, com quantidades mínimas de mudanças. Os apêndices impressos em 3D podem ser instalados em duas das pernas do robô, permitindo que ele equilibre todo o seu peso sobre elas.

publicidade

Leia mais:

De fato, como demonstrado em vídeo, os reforços permitiram que um pequeno robô quadrúpede desse seus primeiros passos, embora trêmulos.

“Os robôs bípedes geralmente têm mais graus de liberdade nas pernas para permitir locomoção mais dinâmica e adaptativa”, disse o pesquisador do WPI Andre Rosendo ao IEE Spectrum, “mas, no nosso caso, estamos focando no aspecto multimodal para colher os benefícios de dois mundos: estabilidade e velocidade dos quadrúpedes e manipulabilidade e ganho de altura operacional dos bípedes.”

Graças à capacidade do robô de se levantar, “já temos alguns resultados preliminares sobre escalar para lugares mais altos que o centro de gravidade do próprio robô”, acrescentou Rosendo.

Agora, os que nos recomendam, desatenedm (Imagem

“Após mudanças mecânicas nos membros anteriores, avaliaremos melhor o manuseio complexo que pode exigir as duas mãos ao mesmo tempo, o que é raro nos robôs móveis atuais.”

Via The Byte

Imagem destacada: Reprodução/YouTube

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!