Big techs admitem que IA generativa traz vários riscos; veja

A Microsoft, a Meta e outras gigantes da tecnologia finalmente estão admitindo preocupações em relação aos problemas que a inteligência artificial generativa pode causar, colocando seus negócios em risco. Detalhes sobre o assunto foram incluídos em relatórios enviados à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

Como destaca a Bloomberg nesta quarta-feira (03), pelo menos 12 big techs emitiram ou atualizaram alertas sobre os riscos da IA em seus balanços financeiros mais recentes. Nos documentos, elas informam aos acionistas o que pode dar errado com o uso da tecnologia, se antecipando a eventuais processos judiciais.

A Meta mencionou os problemas que a IA pode causar durante as eleições. (Imagem: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Disseminação de informações falsas, especialmente durante eleições, violação de propriedade intelectual, criação de conteúdo prejudicial e riscos à privacidade de dados estão entre os riscos citados pela Meta. A dona do Facebook comentou, ainda, não haver garantias de que o uso da IA irá melhorar seus produtos e serviços.

Já a Microsoft informou que as suas ferramentas de IA generativa podem ser suscetíveis a “ameaças de segurança imprevistas de adversários sofisticados”, de acordo com o relatório. A gigante de Redmond também mencionou a possibilidades de problemas relacionados aos direitos autorais no treinamento de seus algoritmos.

Impactando empregos e direitos humanos

Por sua vez, a Alphabet, controladora do Google, alertou que o uso de suas plataformas de inteligência artificial pode trazer danos financeiros ou resultar em processos judiciais. Para ela, há riscos de que a tecnologia afete negativamente a privacidade, os direitos humanos e até os empregos.

A Adobe também atualizou a seção “fatores de risco” do seu balanço financeiro com preocupações semelhantes. A marca por trás do Photoshop alertou aos acionistas que a popularização da IA pode reduzir a demanda pelo editor de imagens e impactar a força de trabalho, embora o software continue essencial para profissionais criativos.

Nvidia, Uber, Dell e Palo Alto Networks são outras big techs que avisaram aos investidores sobre os potenciais riscos da IA generativa para seus negócios. Vale destacar que usuários e profissionais da área também têm se manifestado preocupados quanto à proliferação dessas ferramentas.

Recentemente, funcionários da OpenAI e DeepMind divulgaram uma carta pedindo às empresas que tomem mais medidas para mitigar os riscos da tecnologia.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!