As baterias de estado sólido, grande aposta para o mercado de carros elétricos, estão cada vez mais na mira dos trabalhos em tecnologia automotiva. Elas permitem, dentre outras coisas, mais alcance e menos tempo de recarga.
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Baterias de estado sólido também são mais seguras e simples do que as alternativas líquidas – não carregam tantos metais pesados, por exemplo. E isso faz com que seu descarte seja mais tranquilo.
Nesse cenário, uma nova bateria de estado sólido está sendo trabalhada, prometendo um enorme benefício em tempo de recarga e em vida útil dos veículos. Ela vem da startup Adden Energy, que usa uma licença de tecnologia exclusiva do Escritório de Desenvolvimento de Tecnologia de Harvard.
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Com base na tecnologia de lítio-metal, a bateria pode atingir taxas impressionantes de carregamento, com 3 minutos sendo o suficiente para uma carga completa. Além disso, ela é capaz de resistir a mais de 10.000 ciclos ao longo da vida útil.
Essa competência significa que a tecnologia poderia aumentar a vida útil dos veículos elétricos para a dos carros a gasolina. Algo como 15 anos ou mais de uso do carro sem precisar trocar a bateria. A tecnologia também possui alta densidade de energia e um nível de estabilidade que supera desafios importantes de segurança.
Os resultados desses trabalhos estão bem acima de outros projetos de baterias Li-Ion, e a Adden Energy está confiante de que pode ter amostras comerciais nos próximos três a cinco anos. A startup também pretende escalar a bateria para uma célula de bolso do tamanho da palma da mão, além do foco em uma bateria de carros elétricos em escala real.
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Imagem: FeelGoodLuck/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital