Aves raras são avistadas por observadores em unidades de conservação de MS

Ave chamada João-Grilo. (Foto: Reginaldo Oliveira)

Observadores de aves avistaram 175 espécies, algumas delas, raras, em duas unidades de conservação do Estado durante o Global Big Day 2022, data em que observadores de aves de todo o mundo fotografam o maior número possível de espécies em 24 horas.

A data foi celebrada no último sábado (14). No Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, mais de 120 espécies de aves foram registradas. De acordo com o gestor do parque, Reginaldo Oliveira, um grupo de cinco pessoas registrou 122 aves, incluindo o Tricolino, o João-grilo e o Socoí-vermelho, que são raros.

Para o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o fato demonstra a importância das áreas protegidas para a conservação da biodiversidade. Esse parque possui mais de 73 mil hectares localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu, em MS.

Ave conhecida como Tricolino. (Foto: Reginaldo Oliveira)
Ave conhecida como Tricolino. (Foto: Reginaldo Oliveira)

Em Campo Grande, no Parque Estadual do Prosa, localizado na área urbana da Capital, foram contabilizadas 55 espécies por um grupo de 15 observadores. O destaque foi a concentração de espécies endêmicas do Cerrado, sobretudo as dependentes florestais, como Soldadinho, Chorozinho-de-bico-comprido e Cisqueiro-do-rio.

No Estado, o Global Big Day tem apoio do Governo do Estado, por meio da Imasul, Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo. O objetivo da ação é incentivar a prática de observação de aves, promovendo o turismo e a prática de imersões em ambientes naturais.

“A cada ano temos mais adeptos nesta prática que vem fortalecendo o turismo e fomentando destinos inteligentes pelo MS, uma vez que envolve a valorização da biodiversidade, a inovação, o uso de tecnologias e plataformas colaborativas numa perspectiva de sustentabilidade e de valorização ao que temos de mais importante: a vida”, afirma Simone Mamede, do Instituto Mamede.

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!