Tudo sobre Google
O Google lançou o Chrome M121 nesta terça-feira (23), atualização com recursos de inteligência artificial (IA) generativa (aquela capaz de “criar”). As adições incluem um organizador de abas, um assistente para redação de textos e um personalizador de arte e temas do navegador.
Para quem tem pressa:
- O Google lançou a versão M121 do Chrome, que traz recursos de IA generativa – entre eles: organizador de abas, assistente de escrita e personalizador de temas. Para acessá-los, os usuários precisam ativar o botão “IA Experimental” nas configurações do navegador;
- O recurso de organização de abas usa IA para sugerir a agrupamento de abas abertas por tópicos, o que pode facilitar a navegação para usuários com muitas abas abertas;
- O assistente de texto do Chrome é uma ferramenta experimental projetada para auxiliar na redação, por exemplo, de postagens em redes sociais. Ao selecionar “Ajude-me a escrever”, a IA do navegador pode completar frases ou sugerir formas de continuar o texto;
- Além disso, o Chrome agora permite personalizar a aparência do navegador com temas gerados por IA. Os usuários podem instruir a IA a criar um tema baseado em descrições.
Para habilitar os novos recursos, divulgados no Blog do Google, você precisa ativar o botão “IA Experimental”. Ele fica naquela página de Configurações, encontrada no menu suspenso de três pontos na ponta direita da barra do Chrome.
Leia mais:
IA generativa no Google Chrome
O Organizador de Abas fará praticamente o que diz: A IA integrada sugerirá automaticamente maneiras de classificar quaisquer abas abertas em suas janelas do Chrome e sugerir a opção de criar grupos. Isso pode ser útil se você é do tipo que está sempre com muitas abas abertas.
Quando você clica em “Organizar Abas Semelhantes”, a IA agregará páginas abertas juntas com base em tópicos. Por exemplo, abas relacionadas a compras podem se agrupar e a IA pode sugerir um nome como “Compras de equipamento para viagem à praia”.
O novo assistente de texto do Chrome também pode ter algumas aplicações práticas. Ele será lançado como uma ferramenta experimental para ajudar os usuários a redigir textos – incluindo avaliações do Google ou postagens em redes sociais. Para habilitar isso quando lançado, você precisará selecionar “Ajude-me a escrever” para permitir que a ferramenta termine suas frases ou sugira opções para continuar o texto.
Personalização não é novidade na maioria das ferramentas do Google, como e-mail e Docs. E agora no Chrome você pode personalizar os visuais do navegador – algo que a empresa considera uma extensão dos papéis de parede de IA que desenvolveu para os celulares Pixel recentemente.
Para usar essa funcionalidade, você precisa selecionar o botão “Personalizar Chrome” no painel lateral e instruir a IA a gerar um tema para você. Você pode pesquisar por uma descrição, como “pequena cidade de praia” ou “vibe Blade Runner”, e visualizar as opções de temas gerados pela IA antes da seleção.
Essas novas ferramentas chegam para rivalizar com o Bing da Microsoft, por exemplo. Isso porque a plataforma introduziu agrupamento de abas impulsionado por IA e um assistente de composição de texto em setembro de 2023. A vantagem do Chrome é sua dominação no mercado de navegadores, seja nos EUA ou no Brasil, por uma margem ampla.
Fonte: Olhar Digital