fbpx
Ciência e tecnologia

As notícias mais interessantes da semana – ciência [15.03.2020]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
                               

A semana passada foi cheia de notícias interessantes diretamente do mundo da ciência. O resumo de hoje incluirá sobre a possível solução para o mistério da expansão do universo, o intrigante jogo de futebol de milhares de anos atrás e o exoplaneta que está chovendo ferro.

Diário Carioca

Dezenas de objetos foram observados no sistema solar externo

Ao analisar os dados do Dark Energy Survey, os cientistas observaram 139 objetos orbitando Netuno. Estes incluem asteróides e cometas, que juntamente com asteróides são referidos como objetos transneptunais. Curiosamente, esses corpos celestes estão a distâncias muito diferentes do Sol. Eles variam de 30 a 90 unidades astronômicas.


Diário Carioca

Neste âmbar está a cabeça de um pequeno dinossauro

O fóssil com 99 milhões de anos tem apenas 7 milímetros de comprimento e está dentro de âmbar. A cabeça do animal, provavelmente um representante da espécie Oculudentavis khaungraae tem um par de olhos relativamente grandes e oblongos bico densamente cheio de dentes. O animal provavelmente caçou insetos e pequenos invertebrados.


Diário Carioca

Os cientistas notaram diferenças surpreendentes na composição da Lua e da Terra

Novas pesquisas dedicadas à composição do nosso satélite natural deram conclusões bastante diferentes das anteriores. Os cientistas afirmaram que a composição dos isótopos de oxigênio da Terra e da Lua é diferente. Além disso, os dados variam significativamente, dependendo da área a ser analisada. A própria Lua poderia ter sido formada devido à colisão da Terra com um protoplanet chamado Theia.


Diário Carioca

O relatório da ONU mostra que 2019 quebrou outro recorde inglório

As Nações Unidas publicaram um resumo sobre as condições climáticas em 2019. Isso mostra que foi o segundo ano mais quente desde o início das medições. Ao mesmo tempo, o título do mês mais quente da história caiu em julho de 2019. Infelizmente, essa é uma continuação da tendência que persiste ao longo do século XXI e apenas ações radicais podem ajudar a parar o aquecimento global.


Diário Carioca

Talvez os cientistas tenham resolvido o mistério associado à expansão do universo

Pesquisadores da Universidade de Genebra acreditam que, se a taxa de expansão do universo calculada até agora for real, teríamos que estar em uma “bolha” com cerca de 250 milhões de anos-luz de diâmetro. Resultados obtidos relacionados ao chamado A constante do Hubble sugere que seja de 67 a 74 quilômetros por segundo por megapark. Os autores do estudo levam em consideração a menor densidade de matéria dentro da bolha.


Diário Carioca

Chuvas de ferro podem cair neste planeta

O WASP-76b é um exoplaneta com temperaturas relativamente altas, para dizer o mínimo. Os cientistas estimam que eles estão entre 1500 e 2400 graus Celsius, dependendo da área. Essas diferenças se traduzem na ocorrência de ventos fortes, que por sua vez resultam no levantamento de ferro fundido, que mais tarde cai novamente na superfície do WASP-76b.


Diário Carioca

Uma quantidade assustadoramente pequena de plástico é reciclada

Não são tiradas conclusões muito positivas do relatório preparado pelo Greenpeace. Isso mostra que das 32 milhões de toneladas de plástico produzidas em 2017 nos Estados Unidos, apenas 8,4% foram recicladas. Poluição do meio ambiente natural o plástico é um problema crescente. Também é aprimorado pela presença de microplásticos.


Diário Carioca

70 milhões de anos atrás, o dia na Terra era meia hora mais curto. Como sabemos disso?

A análise de fósseis pertencentes às espécies de conchas Torreites sanchezi aplicações. Os pesquisadores acreditam que o dia na Terra já durou cerca de 23 horas e meia, e a revolução completa ao redor do sol levou nosso planeta até 372 dias. Além disso, os cientistas estão tentando calcular a taxa histórica na qual a Lua se afasta da Terra. No momento, eles sabem que mudou ao longo dos anos e atualmente é de 3,82 cm por ano.


Diário Carioca

A missão do rover de Marte será adiada – por quanto tempo?

Notícias bastante tristes, embora não surpreendentes, chegaram a nós em conexão com a implementação da missão rover ExoMars. As ações resultantes da cooperação entre a ESA e a Roscomos serão adiadas porque os engenheiros envolvidos na construção do navio desejam fazer algumas correções. De acordo com representantes da ESA, os cientistas querem evitar a repetição do acidente de Schiaparelli, que caiu na superfície de Marte em 2016.


Diário Carioca

Uma quadra de bola foi descoberta nas montanhas do México. É extremamente antigo

No sítio arqueológico Etlatongo Os arqueólogos descobriram uma espécie de futebol descalço . Foi estabelecido por volta de 1650 aC. e dos fragmentos anteriormente descobertos, um quadrado de 46 metros de comprimento emergiu. As regras em vigor no momento de praticar esta disciplina ainda não são totalmente claras, mas sabe-se que era extremamente popular entre os então habitantes da Mesoamérica.

                   

Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios