O experimento teve como objetivo produzir os itens a partir de diferentes formulações, propostas pelos estudantes e pelas professoras
A Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta ensino em tempo integral, no município de Aral Moreira, realizou projeto com estudantes da unidade curricular III “Artesanal ou industrial? Produção sustentável de sabão, sabonetes e outros produtos”
O projeto teve comprometimento da equipe de gestão, professores e estudantes, que tiveram a oportunidade de produzir sabão e sabonete, o experimento teve como objetivo produzir os itens a partir de diferentes formulações, propostas pelos estudantes e pelas professoras.
Os estudantes, sob a orientação da professora Karielly Machado e Ana Maria, executaram todas as etapas do processo. O experimento foi realizado em um ambiente externo à sala de aula, com adequada ventilação e medidas de segurança, devido às reações químicas que ocorrem durante a saponificação.
“A reação de saponificação não podia ter outro nome, uma vez que ficou muito conhecida em razão de sua enorme utilização na Indústria: confecção de sabonetes e sabão em barra. Para que essa reação aconteça, é preciso haver um éster misturado com uma base forte na presença de água e aquecimento. O produto final é um sal orgânico e álcool. Para quem não sabe, sal orgânico é nosso popular sabão. A produção de sabão e sabonete caseiro é uma atividade sustentável que desempenha um papel fundamental na redução de resíduos”, afirma diretor Djalma Santos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar
Fonte: Policia Civil MS