Arrow, Lunar e Panther Lake serão as próximas CPUs da Intel

Durante o Innovation 2023, a Intel revelou a nova geração Meteor Lake, mas também deu dicas importantes para as futuras gerações de seus processadores. As séries Lunar Lake, Arrow Lake e Panther Lake só devem estrear a partir do fim de 2024, mas já estão no forno das fábricas da empresa.

  • O que é e como funciona o Thread Director da Intel?
  • Intel anuncia novidades para “democratizar” o uso de IA

Começando pelo Lunar Lake, esta será a geração responsável por “substituir” os recém-anunciados Meteor Lake, uma vez que ambos são destinados a notebooks. A diferença é que os Lunar Lake serão desenvolvidos com camadas de chiplets na litografia Intel 18A de 1,8nm. Essa será a primeira vez que esse processo de fabricação será utilizado em máquinas domésticas.

A arquitetura também vai mudar e abraçar os núcleos de Performance Lion Cove e os núcleos de Eficiência Skymont. Segundo informações anteriores, essa inovação nos cores vai permitir melhorias na eficiência energética.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Conferência da Intel sobre processadores focou nos Meteor Lake e abriu pouco espaço para discutir gerações futuras (Imagem: Reprodução/Intel)

Arrow Lake deve usar novo soquete LGA 1851

Já os processadores Arrow Lake serão referentes à 15ª geração Intel para computadores de mesa, chegando ao mercado também em 2024. Uma das principais mudanças nessas CPUs será o soquete, já que a companhia vai adotar o padrão de encaixe LGA-1851. Consequentemente, novas placas-mãe serão lançadas, mas essa informação ainda não foi revelada oficialmente pela empresa.

O que se sabe de concreto é que os processadores serão feitos sob a litografia Intel 20A, de 2nm. A tecnologia de transistores RibbonFET e a técnica para transmissão de energia PowerVia também estarão presentes, marcando diferenças significativas para essa geração.

A ideia de lançar os processadores Lunar Lake com o 18A é uma ideia antiga da Intel que parece estar ganhando forma (Imagem: Divulgação/Intel)

Por fim, a geração Panther Lake é a menos conhecida. Esses processadores estreiam somente em 2025, possivelmente para notebooks e desktops. Informações mais antigas sugeriam que essas CPUs seriam integradas com as placas Intel Arc Celestial e os núcleos Cougar Cove de Performance, mas esses detalhes só devem ser confirmados no futuro.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Entenda a trend do Império Romano que se espalhou pelas redes sociais
  • Como é a técnica ancestral da China que substitui o ar-condicionado
  • Primeiro salmão vegano impresso em 3D chega aos supermercados europeus
  • Concorrente do Twitter, Bluesky chega a 1 milhão de usuários
  • IA generativa Adobe Firefly é lançada para todos
  • 😱 OFERTA ÚNICA | Galaxy S22 Ultra atinge preço excepcional para estudantes

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!