Uma das variantes mais descoladas do Homem-Aranha nos quadrinhos é o Spider-Punk, que bebe na fonte da música punk e da moda inspirada em Vivienne Westwood para se tornar um dos personagens mais cool dos quadrinhos. E essa versão do Escalador de Paredes também é um dos destaques de Homem-Aranha Através do Aranhaverso.
Hobart “Hobie” Brown nasceu de uma ideia que o ilustrador Olivier Coipel tinha para o britânico Spider-UK, que, na verdade, já existia como um membro do grupo multiversal Corporação dos Capitães Britânia. Como o escritor Dan Slott gostou do visual, então ajudou a desenvolvê-lo como uma das versões no Aranhaverso.
Spider-Punk estreou em The Amazing Spider-Man #10 em janeiro de 2015, como parte do enredo do Aranhaverso nos quadrinhos. Quando esteve sem teto, Hobie foi picado por uma aranha radioativa, contaminada pelo lixo tóxico despejado por Norman Osborn. Depois que ganhou habilidades semelhantes ao do bicho, passou a usar seus poderes contra o vilão e o V.E.N.O.M.
Como fica bem claro em seu nome e visual, o Spider-Punk também é cheio de atitude, com um ar indiferente ao que todos pensam e muita energia contra as corporações. Ele leva a ideologia punk às últimas consequências, e, além de combater o fascismo e a exploração do povo, também enfrenta o crime com habilidades musicais.
Quais são os poderes do Spider-Punk?
Assim como Peter Parker, Hobie teve a força, a agilidade, a resistência e a velocidade aumentados. Embora ele use sua guitarra em momentos de ação, ainda não dá para saber ao certo se ele realmente pode canalizar alguma força no instrumento ou se é um momento de viagem dos roteiristas e ilustradores.
O verdadeiro poder deste Homem-Aranha é aumentar a representatividade nos quadrinhos, como mais um herói preto no Aranhaverso, na Marvel Comics e no mercado de super-heróis em geral. Ele uso seu estilo afro e seu discurso em defesa dos menos favorecidos. E, claro, assim como a maioria das variantes do Escalador de Paredes, o Spider-Punk também conta com um par de atiradores de teia.