A Microsoft experimenta uma nova ferramenta que permitirá que aplicativos detectem a presença do usuário. A nova configuração de privacidade chamada “Detecção de presença” permitirá que apps consultem sensores do dispositivo para conferir a atividade do usuário e, assim, otimizar o consumo de recursos e refinar a experiência.
- Windows corrige falha de dia zero usada em ransomware
- Windows 11 deve mudar o jeito que você tira print, mas por um bom motivo
A configuração está contida na Build 22624.1610 do Windows 11 distribuído no Canal Beta, lançado na quinta-feira (14) na compilação KB5025299. Segundo a documentação do recurso, a opção dá acesso a um mecanismo que “representa um sensor que detecta se um usuário está presente, ausente ou não está interagindo com seu dispositivo”.
A Microsoft não especifica como percebe a atividade do usuário, mas é provável que o sistema tenha mecanismos nativos que usam o movimento do mouse e acionamento de teclas para detectar presença. Dessa forma, o computador consegue perceber se o PC está em uso, mas sem ser de forma tão invasiva.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
A nova opção daria ao usuário controle sobre o acesso de apps ao sistema de detecção — se ele não quiser, os dados de atividade podem continuar ocultos. Contudo, a função proporcionar uma experiência mais refinada, permitindo, por exemplo, que o app suspenda a atividade ou reduza o consumo de recursos quando a máquina não estiver em uso.
Vale ressaltar que os dados de atividade do Windows são totalmente locais, então não são enviados para os servidores da Microsoft para serem processados. Contudo, o acesso às informações pode permitir que aplicativos captem o padrão de atividade do usuário para montar estatísticas de uso, por exemplo.
Onde achar a detecção de presença?
A detecção de presença do Windows 11 pode ser habilitada em Configurações > Privacidade e Segurança > Detecção de privacidade.
Atualmente, não há previsão para o lançamento definitivo do recurso e, por enquanto, só testadores têm acesso a ele.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Crítica Fome de Sucesso | Filme traz boa análise social ainda que com erros
- Fiat corre para brecar “fenômeno” Montana com Strada turbo
- Novo Toyota Prius faz média de consumo absurda em teste no Japão
- Por que o Mario é italiano e não japonês?
- Lançamentos da Netflix na semana (14/04/2023)
- Cientistas descobrem como levar células tumorais cerebrais à autodestruição