Apple Vision Pro mais "acessível" pode chegar em 2025

Uma versão simplificada do Apple Vision Pro está em desenvolvimento pela Apple com lançamento previsto para os próximos anos como forma de popularizar sua linha de “computadores espaciais”, ou apenas óculos de realidade mista. E detalhes compartilhados pelo jornalista Mark Gurman do Bloomberg revelam como a empresa poderia reduzir os custos para entregar um produto mais barato (ou menos caro).

A estreia dos óculos com a nomenclatura de Vision Pro implica no lançamento de um modelo não-Pro, onde a empresa poderia chamá-lo apenas de Apple Vision — outras opções seriam Vision One ou até mesmo Vision SE.

Reduzindo o preço do Apple Vision

Uma redução nos custos viria por reduzir características de alto desempenho encontradas no atual modelo, como o grande conjunto de câmeras e sensores, o uso dos processadores Apple M2 e R1, além das impressionantes telas micro OLED de resolução 4K.

“Para um modelo não-Pro”, diz Gurman, “a Apple provavelmente poderia utilizar telas de menor qualidade, além de um processador a nível de iPhone ou chip para Mac mais antigo, e menor quantidade de câmeras”.

Outra mudança sugerida pelo jornalista seria um design simplificado para a faixa de cabeça, removendo inteiramente o alto-falante integrado e fazendo o usuário utilizar um par de AirPods para áudio. Em janeiro noticiamos que o headset poderia depender do AirPods para reprodução de som, o que sabemos agora não ser verdade.

Combinando isso com um ajuste automático da distância dos olhos, processo de fabricação refinado e um corpo mais barato, é possível que uma versão mais modesta do Vision Pro entregue uma porta de entrada mais acessível para quem realmente busca um headset VR/AR da Apple.

O que não poderia ficar de fora

Gurman também ressalta que mesmo em uma versão mais acessível a Apple não poderia remover a agora característica tela externa, conhecida como EyeSight, uma vez que esta é um diferencial inexistente em concorrentes atuais.

O avançado rastreamento de olhos e de gestos, características que tornam o Vision Pro um dispositivo muito acima dos competidores, também devem ser mantidos.

Novo Apple Vision não chega antes de 2025

A Apple está trabalhando em um novo headset de realidade mista mais barato com lançamento esperado apenas para o final de 2025. Isso significa que a nova geração do Apple Vision chega em pouco mais de dois anos.

Ao mesmo tempo, a Apple já trabalha na segunda geração do Apple Vision Pro com processador mais veloz e que também não deve estrear até 2025, sugerindo um espaço de dois anos entre cada geração do headset.

O Apple Vision Pro tem lançamento confirmado para o início de 2024 e será vendido apenas nos Estados Unidos por US$ 3.499, cerca de R$ 17 mil em conversão. O lançamento do produto em outras regiões é desconhecido. Saiba tudo sobre os óculos de realidade mista da Apple.

Fonte: Bloomberg

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!