Apple Vision Pro: apps como Netflix e Spotify não aderem à plataforma; entenda

🔎 Como usar celular como webcam? Aprenda como fazer no Android e iPhone

📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

Mesmo com o baixo otimismo entre os grandes nomes do mercado, o aplicativo de videoconferências Zoom anunciou uma versão com recursos exclusivos para o equipamento. A marca se junta a cerca de 200 apps otimizados para o produto “mais ambicioso” da Apple. Nas próximas linhas, confira mais detalhes sobre as plataformas disponíveis para o Apple Vision Pro.

Headset de realidade mista da Apple deve ter aproximadamente 200 aplicativos da App Store com versões exclusivas para o dispositivo — Foto: Divulgação/Apple

O que é o Apple Vision Pro?

O Apple Vision Pro é um headset da Apple, que mistura Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), para criar ambientes imersivos para os usuários. É possível visualizar álbuns de fotos, navegar em páginas da web, jogar e fazer videoconferências, por exemplo, através de gestos das mãos, movimentos dos olhos e controle por voz.

Conforme a Apple, o produto é o “mais ambicioso” já criado pela marca. Ele possui tela do tipo micro-OLED com 4K de resolução e o potente chip M2, o mesmo utilizado em diferentes tipos de MacBooks. Além disso, o Apple Vision Pro também conta com o inédito R2, que tem foco em direcionar dados coletados por sensores, câmeras e microfones. Embora garanta a imersão completa nos conteúdos consumidos pelos usuários, o wearable também possibilita a comunicação com o “mundo externo”, adaptando os apps a diferentes ambientes.

A pré-venda foi iniciada no dia 19 de janeiro, enquanto o lançamento em lojas físicas e as entregas acontecerão no dia 2 de fevereiro, exclusivamente nos Estados Unidos. O aparelho está sendo vendido por US$ 3.499, ou seja, aproximadamente R$ 17 mil, considerando o câmbio atual sem taxas. Por enquanto, não existe previsão da chegada do produto ao Brasil e confirmação dos valores oficiais na modela brasileira.

Headset de realidade mista da Apple mistura Realidade Aumentada e Realidade Virtual; as vendas em lojas físicas se iniciam no dia 2 de fevereiro, exclusivamente nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/Apple
Headset de realidade mista da Apple mistura Realidade Aumentada e Realidade Virtual; as vendas em lojas físicas se iniciam no dia 2 de fevereiro, exclusivamente nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/Apple

Quais apps estarão disponíveis no Apple Vision Pro?

Conforme o site TechCrunch, cerca de duzentos aplicativos foram otimizados para o Vision Pro até o momento. O número é baixo quando comparado ao total de 1,8 milhão de plataformas cadastradas na App Store. A reação “morna” por parte dos desenvolvedores não impede, no entanto, o funcionamento do novo dispositivo da Apple, já que ele é compatível com qualquer aplicativo iOS e iPadOS. Contudo, o fato mostra que poucas empresas realmente se movimentaram para desenvolver uma versão específica para o equipamento.

A Apple declarou que o Vision Pro transmitirá os conteúdos da Disney+, ESPN, MLB, PGA Tour, Max, Discovery+, Amazon Prime Video, Paramount+, Peacock, Pluto TV, Tubi, Fubo, Crunchyroll, Red Bull TV, IMAX, TikTok e MUBI. A lista também menciona que o headset de realidade mista terá versões de plataformas como Uber, Uber Eats, Tinder, Notion e CNN, além dos próprios apps da marca. É provável que desenvolvedores aguardem a base de usuários do Vision Pro ser grande o suficiente para investir na otimização de apps para o produto.

Zoom anuncia versão exclusiva para o Apple Vision Pro

O Zoom, aplicativo desenvolvido para reuniões remotas, também contará com uma versão para o Vision Pro com recursos exclusivos. O “Persona”, por exemplo, permitirá que os usuários utilizem um avatar digital durante as ligações. A função realiza uma varredura facial do usuário e cria uma representação que será exibida nas reuniões. Os movimentos do rosto e braços do personagem digital serão sincronizados com os da realidade.

Além disso, o Zoom no Vision Pro também usará a tecnologia realidade aumentada para os fones de ouvido. Haverão, ainda, outros recursos interessantes, como o compartilhamento de objetos 3D e a remoção do plano de fundo de todos os participantes de uma conferência. A novidade promete proporcionar aos usuários a sensação de que as pessoas estão no mesmo ambiente, sem a necessidade de equipamentos físicos ou configurações adicionais.

Aplicativo Zoom receberá uma versão exclusiva para o Apple VIsion Pro, adicionando diversos recursos tecnológicos às videochamadas — Foto: Divulgação/Apple
Aplicativo Zoom receberá uma versão exclusiva para o Apple VIsion Pro, adicionando diversos recursos tecnológicos às videochamadas — Foto: Divulgação/Apple

Veja também: Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!