Apple teria cortado produção do iPhone 15 para 2023

A Apple deve trabalhar com uma produção inicial reduzida do iPhone 15, conforme aponta o analista Jeff Pu em nota enviada a investidores acessada pelo portal 9to5Mac. Ao que parece, além das expectativas por uma demanda menor, em virtude do aumento de preço nos modelos mais avançados, o corte poderia estar relacionado com problemas no suprimento de algumas das novas peças.

Relatos recentes sugeriram que a fabricação da família iPhone 15 já teria começado, em uma das unidades da Foxconn na Índia — a estratégia um tanto incomum seria aplicada para reduzir a dependência das fábricas chinesas, que se mostraram um problema no lançamento do iPhone 14. Agora, apesar do plano para evitar escassez, os números de unidades produzidas para a nova geração da Apple teriam sido reduzidos.

Continua após a publicidade

Na carta de Jeff Pu, é indicado que a Apple estaria prevendo a produção de 77 milhões de unidades do iPhone 15 até o fim de 2023, uma redução de cerca de 7% em comparação à projeção inicial de 83 milhões. A porcentagem parece pequena, mas representa uma queda de 6 milhões de unidades, número significativo pensando no alcance que a Maçã costuma ter.

O analista também levanta alguns possíveis motivos por trás da redução, começando pelo aumento de preço das versões Pro e Pro Max. As variantes mais avançadas já atingem um público menor, algo que deve ser agravado com os valores mais altos. Fora isso, as melhorias que a companhia deve implementar, como a construção em titânio, os novos sensores de imagem e a tela com bordas mais finas podem atrapalhar a fabricação, por terem um suprimento limitado.

Outro ponto que não chega a ser comentado por Pu, mas que deve influenciar os planos da Maçã para o iPhone 15 é a estratégia de manter parte da geração anterior à venda como opção mais “acessível”. Em mercados como o Brasil, em que os preços são um ponto sensível na decisão de compra, ter essa escolha afasta uma boa parcela do público das soluções mais novas (e mais caras).

Continua após a publicidade

A carta dá ainda um breve vislumbre do futuro ao reforçar rumores de algumas das novidades que devemos encontrar no iPhone 16, esperado para o final de 2024. Segundo o analista, a Apple já estaria negociando o suprimento de chips de Wi-Fi 7, uma nova lente ultrawide de 48 MP e componentes atualizados para Bluetooth e Ultrawide Band (UWB).

Com lançamento previsto para a primeira metade de setembro, a linha iPhone 15 deve trazer um número maior de melhorias em comparação à antecessora, com destaque para as já citadas bordas finas, construção em titânio e câmeras melhoradas. Espera-se ainda a estreia do processador A17 Bionic, possivelmente o primeiro a ser fabricado em 3 nm pela TSMC, e da porta USB-C, com tecnologia Thunderbolt para transferências de alta velocidade.

Fonte: 9to5Mac

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!