Após Suárez, Grêmio prepara documentário sobre Renato Gaúcho
![Após Suárez, Grêmio prepara documentário sobre Renato Gaúcho](/wp-content/uploads/2024/01/Apos-Suarez-Gremio-prepara-documentario-sobre-Renato-Gaucho.jpeg)
Considerado um dos maiores ídolos da história do Grêmio, onde foi campeão enquanto jogador e técnico, Renato Gaúcho será homenageado pelo clube com um documentário, que deverá ser lançado no ano que vem.
A revelação foi feita por Paulo Ludwig, diretor de comunicação do Grêmio, em entrevista concedida ao podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, nesta terça-feira (16).
O dirigente comentava a respeito das recentes estratégias de produção de conteúdos próprios pelos clubes brasileiros. Ludwig citou o exemplo do documentário produzido pelo Grêmio a respeito do atacante uruguaio Luis Suárez, que defendeu o Tricolor Gaúcho no ano passado, sendo um dos destaques do futebol do país na temporada.
Mais adiante, enquanto mencionava outros exemplos que considera bem-sucedidos no mercado brasileiro, de clubes como Flamengo, Vasco e Fluminense, o diretor acabou dando o “spoiler” sobre o documentário que narra a trajetória de Renato.
“A ideia é aproveitar os seus personagens para transformar isso em um documentário ou algum produto de marketing e comunicação, que traga dinheiro para o clube, no fim das contas. Que seja relevante para sua torcida e que traga recursos para o clube. Porque já passamos da fase de só romantizar o conteúdo. Precisamos trazer dinheiro para a ‘casa’”, afirmou.
Desafios
Paulo Ludwig também falou a respeito dos desafios para a comunicação dos clubes no futebol brasileiro. Um deles estaria na dificuldade de se conseguir monetizar os conteúdos próprios produzidos pelos times, de modo a que esse material se converta em fonte de receitas para as instituições esportivas.
O acesso aos atletas é outro entrave observado pelo diretor gremista, fruto da cultura que ainda predomina no futebol do país. “Acho que nisso a gente ainda engatinha. Podemos fazer uma série de coisas, mas o que o torcedor quer mesmo assistir é o futebol, o atleta, o ídolo. É isso que dá audiência e, por consequência, receitas”, explicou Ludwig, que considera o Barcelona, da Espanha como um exemplo de sucesso na produção de conteúdos próprios por clubes de futebol.
Assista à entrevista completa de Paulo Ludwig, diretor de comunicação do Grêmio, ao Maquinistas, exibida pelo canal do YouTube da Máquina do Esporte:
Fonte: Máquina do Esporte