fbpx
Capital

Aplicativo auxilia pessoas com deficiência no uso do transporte público

Aplicativo beneficia pessoas com deficiência. (Foto: Divulgação)

Aplicativo desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e o Consórcio Guaicurus, promete auxiliar pessoas com deficiência visual, mobilidade reduzida ou que utilizam cadeiras de rodas no transporte público.

Esses usuários podem baixar o aplicativo “Todos no Ônibus”, que oferece respostas audíveis aos toques e transcrição dos textos em áudios para deficientes visuais.

Funcionamento – As pessoas que desejam usar o serviço precisam atualizar os dados pessoais no Consórcio Guaicurus, caso necessário e realizar o cadastro do CPF para login. Depois disso, baixar o aplicativo “Todos no Ônibus”, fazer o login pelo CPF, e acessar o aplicativo em um raio de até 50 metros de distância do ponto de ônibus do transporte coletivo. O próximo passo é escolher a linha que irá utilizar.

“A pessoa faz o cadastro com o nome dela, registra o ônibus que vai pegar e, então, o motorista daquele ônibus recebe a notificação. Quando o transporte chegar no ponto, vai poder auxiliá-lo da melhor maneira possível. Se é um deficiente visual ou de baixa visão, por exemplo, o motorista chama pelo nome e avisa que o transporte chegou”, detalha Janine Bruno, diretor-presidente da Agetran.

A prestação do serviço ocorre em conformidade com a lei nº 13.460, de junho de 2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Fonte

A URL curta deste artigo é: https://notadiaria.com.br/z11OO
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo